Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Petrópolis recebe cinema grego seguido de debate com o filósofo Theofanis Tasis

Neste sábado (17), o filósofo Theofanis Tasis estará em Petrópolis para o debate “A Representação da Crise no Cinema Grego”, que acontece após a exibição do filme “Academia de Platão”, às 20h, no cineteatro do Museu Imperial.

Formado em física e filosofia pela Universidade de Creta e PhD na Freie Universität de Berlim, Tasis é autor de teorias que trabalham conceitos de imagem e identidade na esfera social e abordará o modo como a Grécia tem lidado com a crise e sua transposição para as telas de cinema.

O filme “Academia de Platão” conta a história de grupo de amigos comerciantes que convivem em uma esquina de Atenas. Eles passam o dia bebendo e escarnecendo dos imigrantes chineses e albaneses que pouco a pouco vão invadindo o local. Até que um dia, um imigrante albanês reconhece a mãe de um deles como sua própria mãe. Coincidentemente, a prefeitura decreta a construção de um monumento em prol da solidariedade intercultural justamente ali. A naturalidade com que os amigos exerciam o preconceito e a xenofobia começa a ser posta em questão.

O Cinema Grego em Petrópolis é a primeira edição de “Encontros com Nosso Tempo”, uma realização da Ginja Filmes, Cinema360º, Cineclube Raul Lopes e Petrópolis Film Comission. Os ingressos são gratuitos e sujeitos à lotação da sala. O filme terá legendas em português, o debate terá tradução consecutiva do inglês para português e será aberto ao público para perguntas.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).