Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda cultural

LummeN apresenta “Medieval Contemporâneo” – um espetáculo de sons e imagens no Theatro Dom Pedro

Reunindo a essência da música do período medieval e renascentista numa vestimenta moderna, a banda de música progressiva LummeN leva o show “Medieval Contemporâneo” – um espetáculo de sons e imagens ao Theatro Dom Pedro, às 20h.

Formada em Petrópolis em 1995, a banda lançou seu primeiro CD “Ao vivo no Rio Jazz Club” em 1999, pelo selo Som Interior. O álbum, que foi gravado em 1997, teve ótima repercussão no cenário do rock progressivo nacional e internacional.

Criada e liderada pelo multi-instrumentista, compositor e ator Marco Aurêh, a banda passou por várias formações desde meados dos anos noventa até ser dissolvida em 2001 e remontada em 2013.

A reprodução de figuras conceituais projetadas num telão dá um toque especial ao evento; um trabalho minucioso montado para sublinhar algumas músicas e fazer uma fusão entre a arte visual e a arte sonora. As imagens dialogam com os temas musicais apresentados. Uma edição de pinturas surrealistas de René Magrite e de Cláudio Dantas são alguns desses “filmes” que criam o cenário em movimento.

O violino e a flauta permanecem na linha de frente como instrumentos característicos da LummeN. O repertório mostrará as principais composições do primeiro disco, como “Mansão”, “Destino Imaginário” e “O Bobo da Corte”, além das novas: “Pequena canção profana” (com participação da soprano convidada Patrícia Scagliusi), e “Taberna Medieval”.

Com algumas surpresas, o padrão sonoro que apresenta uma proposta progressiva livre foi mantido: Além dos climas medievais e renascentistas, o grupo mostra músicas sutilmente teatralizadas e também releituras de temas progressivos clássicos em formato instrumental.

Foto: Paula Bolis

Serviço

Local: Theatro Dom Pedro

Data: 23 de junho (sexta-feira)

Horário: 20h

Ingresso: R$ 40,00

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).