Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Município ainda dispõe de cinco mil doses de vacina contra a gripe

Com 70 mil pessoas vacinadas contra influenza, a Secretaria de Saúde mobiliza a população que ainda não se vacinou a se proteger contra a gripe. O município dispõe de cinco mil doses em estoque e direcionou a imunização para a Coordenação de Epidemiologia, localizada ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, no Bingen. A campanha chegou ao fim no dia (9) e mesmo com o anúncio da disponibilização das doses para toda população na última segunda-feira (12), a procura pela vacina continua baixa.

Com a confirmação da circulação do vírus no município, após o óbito de duas mulheres este ano, o secretário de Saúde reforça a importância da imunização. “A cobertura em todo o Estado foi muito baixa. Temos ainda 5 mil doses à disposição da população, que deve procurar o setor de Epidemiologia. Se ocorrer uma alta na procura o Estado disponibilizará novas doses. É de grande importância que as pessoas busquem a vacina, pois ela  é o único meio da população se proteger contra a influenza”, alertou.

A Secretaria de Saúde sensibiliza o grupo prioritário – idosos, doentes crônicos e principalmente crianças e gestantes a buscar as doses que ainda estão disponíveis. Entre a população idosa, a imunização chegou a 81,35% de cobertura, dos 42.868 moradores acima de 60 anos, 34.871 tomaram a vacina.

A coordenadora da Epidemiologia, Alessandra Cardoso, avalia que a pouca procura das mães e crianças preocupa. Entre a população de crianças, que é de 16.292, apenas 7.959 receberam a vacina. Das 2.979 gestantes do município, 1.866 foram imunizadas, já entre as 490 puérperas apenas 240 procuraram as unidades de Saúde para receber as doses.

“A gestante ao se imunizar contra a gripe garante a proteção do bebê nos seus primeiros seis meses de vida. Isso porque os anticorpos gerados pela vacina passam para o feto pela placenta e, por não poderem ser imunizados contra a doença antes do primeiro semestre após o nascimento, a vacinação da mãe durante a gestação é a única forma de garantir a proteção contra a gripe logo no início da vida”, disse. Alessandra lembra ainda que a dose pode ser aplicada junto a outras vacinas, já que a imunização ocorre em braços diferentes.

“Pode-se tomar a febre amarela junto com a influenza e no caso do grupo de adolescentes, em que iremos intensificar a campanha contra o HPV, também podem tomar a da gripe junto, sem qualquer problema. O importante é garantir a proteção do maior número de pessoas do município já que estamos bem próximo da chegada do Inverno, período em que há maior circulação do vírus influenza”, lembrou.​

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).