Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Ambiente

Plano de Inverno é lançado

O primeiro plano de contingência de inverno da cidade foi lançado nesta última terça-feira (20). Organizado pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, o documento orienta e traça um plano de contingência para o combate aos incêndios florestais que atingem Petrópolis no período de estiagem. Também foi apresentada a matriz de responsabilidades do projeto, que indica as ações a serem tomadas por cada órgão participante em caso de uma catástrofe ambiental.

O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, apresentou os dados do Plano Inverno e explicou como foi elaborada a matriz de responsabilidades do projeto.

“O Plano Inverno foi discutido por sete grupos setoriais, divididos de acordo com cada atribuição dos que participaram da elaboração do projeto. Foram 13 reuniões, com a participação de 231 pessoas, que representam 77 órgãos diferentes – entre instituições, associações de moradores e produtores rurais. A matriz de responsabilidades indica o que cada órgão participante do projeto vai assumir em caso de uma catástrofe ambiental. Todo esse esforço em conjunto busca diminuir o número de queimadas na cidade”, explicou.

O secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, lembrou os prejuízos causados pelos incêndios florestais. “As queimadas provocam um grande desequilíbrio no ecossistema, com a perda da fauna e da flora, além do empobrecimento do solo. A destruição de áreas verdes também compromete as nascentes, importantes para o abastecimento de água em toda cidade. Com o Plano Inverno, esperamos reduzir sensivelmente o número de queimadas durante o período de estiagem, que vai até setembro”, disse.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).