Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Vistoria nas charretes constata irregularidades em alguns animais e veículos

Em vistoria realizada nesta última sexta-feira (23), uma ação conjunta da Coordenadoria de Bem Estar Animal, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e da vereadora Gilda Beatriz constatou irregularidades em alguns animais e veículos das vitórias.

“Um dos animais apresentou uma lesão no casco do membro anterior esquerdo, tendo sido requerida a apresentação de laudo do veterinário responsável, após afastamento de cinco dias para que possa retornar à atividade. Foi determinado ainda que haja melhoria na espuma do pescoço, cuja ausência de espessura adequada já lesionou a crina. Em outro caso, o cavalo apresentou claudicação moderada do membro anterior direito, escore corporal baixo. Foi então requerido a apresentação de laudo do veterinário responsável, após o afastamento de três dias para que possa retornar à atividade. Alguns animais apresentaram também irritações nos olhos e identificamos que em outros casos a espuma de proteção era insuficiente, tendo sido determinada a troca da retranca do lado esquerdo. Em um dos casos foi requerida a troca de todas as ferraduras. O proprietário se comprometeu a trocar assim que recolhesse os animais, neste mesmo dia”, disse o veterinário Vitor Nathan, acompanhado pela Coordenadora de Bem Estar Animal, Elisabete de Amorim que garantiu que os proprietários dos animais e fiscais da CPTrans acompanhassem a ação.

A fiscalização foi programada pela vereadora Gilda Beatriz há quinze dias. Segundo a legisladora, a CPTrans, órgão  emissor das licenças, também é responsável pela fiscalização e aplicação de sanções em casos de irregularidades.

“Enquanto corre em Brasília o processo para a substituição das charretes (vitórias) – nº 031851/17, por veículos sem tração animal, precisamos garantir que os animais estejam em boas condições e que sejam respeitados os horários e o peso limite para cada Vitória de acordo com o Decreto Lei 1.016/12, que regulamenta a atividade. A fiscalização será realizada regularmente e sempre de surpresa, desta maneira, além de proteger os animais, os condutores que cuidam dos cavalos e terão tranquilidade para trabalhar”, afirmou a vereadora.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).