Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Turismo

Primeiro fim de semana de Bauernfest atrai mais de 150 mil pessoas

Mais de 150 mil pessoas estiveram na Bauernfest m seu primeiro fim de semana. A festa que começou na sexta-feira (23) segue até o próximo domingo (2) no Palácio de Cristal e arredores.

A rede hoteleira também comemorou o mais importante evento do calendário da cidade com 96,35% dos leitos no Centro e arredores ocupados e 80,87% nos distritos – de Cascatinha à Posse. A prévia para o segundo fim de semana da Festa do Colono Alemão já tem boas expectativas com ocupação de 92,90% no primeiro distrito e 60,92% nos demais. Os atrativos também ficaram movimentados, como o Museu Casa de Santos Dumont que recebeu 2.811 visitantes nesse período.

O número de turistas em grupos que registraram a passagem na festa no Centro de Informação Turística (CIT) do Palácio de Cristal – montado especialmente para o evento – já superou o número de turistas registrados em todos os CITs da cidade no primeiro fim de semana da edição passada da festa. Foram 1.933 turistas em 42 grupos registrados no CIT do coração da festa, neste fim de semana. Em todos os CITs da cidade, no ano passado, foram registrados 1.280 turistas durante todo o período da festa.

Ação da CPTrans visa minimizar impacto no trânsito

A alteração da Rua Padre Siqueira serve como alternativa para quem utilizaria a Alfredo Pachá, fechada para a Bauernfest. A mudança afeta, principalmente, motoristas que seguem dos distritos e tem como destino o Quitandinha ou o Bingen. A alteração foi testada ao longo da última quinta-feira (22) pela CPTrans e apresentou bons reflexos no trânsito da cidade, segundo aplicada desde o primeiro dia de festa.

Alternativa para quem não segue para a Bauern é utilizar o trecho entre Itaipava e o Bingen, que além da BR-040, tem a opção de passagem subindo o Quarteirão Brasileiro e saindo na Mosela. A opção se dá para quem precisa fazer o caminho contrário. Alternativa entre o Bingen e o Quitandinha, evitando o Centro, é a passagem pelo Vila Militar, chegando no Valparaíso. Outra opção de passagem para o Valparaíso é a utilização da Comunidade Oswaldo Cruz – que dá acesso ao Cemitério Municipal. Entre o Itamarati e o Quitandinha, a rota alternativa é o Alto da Serra, pela Rua Santos Dumont.

Dados da Concer dão conta que 56.772 veículos passaram pela cidade neste período, sendo 39.961 pela Serra e 16.811 vindo de Areal. No período, a CPTrans registrou 152 ônibus com turistas durante a Bauernfest.

165 toneladas de lixo recolhida durante a festa

Com mais de 150 mil pessoas passando por Palácio de Cristal e arredores, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), a geração de lixo foi acima do esperado. E para dar conta da demanda, foi necessário deslocar mais um caminhão para fazer a coleta. Da abertura da Festa do Colono Alemão, na sexta-feira à noite, até a manhã de segunda (26), 165 toneladas foram removidas.

O planejamento inicial previa a passagem de um caminhão com intervalos de duas horas mais ou menos. Esse veículo fica exclusivo para retirar o lixo dos locais onde acontece a festa e também de todo Centro Histórico. No domingo (25) pela manhã, menos de uma hora após o início das apresentações no Palácio de Cristal, 12 coletoras com capacidade de uma tonelada já estavam lotadas. Com isso, além do caminhão da Força Ambiental, a Comdep deslocou mais um veículo próprio para que o lixo não acumulasse.

Na manhã desta segunda, a limpeza continuou. O caminhão-pipa com oito mil litros de água não-potável foi usado para limpeza do Palácio de Cristal e de equipamentos. Uma funcionária aplicou um produto que vai ajudar a conservar mais a limpeza do principal local da festa.

No entorno, algumas equipes de varrição fizeram o serviço nas ruas Alfredo Pachá, Padre Siqueira, Av. Piabanha e Roberto Silveira, além da Praça da Liberdade. São 50 funcionários se revezando em equipes diurna e noturna para que a festa fique totalmente limpa durante os 10 dias de comemoração à colonização alemã.

Primeiro fim de semana da Bauernfest sem ocorrências

O primeiro fim de semana da Bauernfest não teve registro de casos de furto, roubo, agressão ou brigas mesmo com um público de 150 mil pessoas circulando em apenas três dias de festa. O trabalho da Guarda Civil garantiu uma permanência do público com tranquilidade nos locais da festa. Mais de 40 homens estiveram posicionados em pontos estratégicos perto Palácio de Cristal e na Praça da Liberdade.

Os agentes estiveram na Av. Barão do Rio Branco, 13 de Maio, Av. Ipiranga, Montecaseros, Presidente Kennedy, Roberto Silveira e Padre Siqueira e coibiram infrações de trânsito, comércio irregular e garantiram a segurança.

O planejamento da Guarda incluiu diferentes ações nos locais da festa. No Palácio de Cristal, foi estacionado o ônibus de videomonitoramento, onde dois agentes fazem o patrulhamento e podem acionar os homens na rua e ainda fazer contato via rádio com CPTrans, Bombeiros, PM e Samu, caso necessário.

Na Praça da Liberdade, foi montada a estrutura para o trabalho dos cães, que atuam em revezamento ao longo do dia e são manejados por até 24 homens, entre integrantes da Guarda Civil e também do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar.

A Guarda Civil mantém a orientação para que os frequentadores evitem levar objetos desnecessários para a festa, como tablets e computadores, e guardem documentos, dinheiros e celular nos bolsos da frente. Outra recomendação é não fazer a combinação entre bebida alcoólica e direção – quem beber pode usar o transporte público.

 ​

 

Um Comentário

  1. Excepcional essa sua explicação, realmente precisamos de foco e muito trabalho para começar a ganhar dinheiro na internet, parabéns pelo belo e oportuno artigo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).