Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Banda Blackout faz tributo aos Scorpions na Praça Visconde de Mauá

Nesta quinta-feira (29), o feriado pelo Dia do Colono terá uma programação intensa na Bauernfest. A novidade desta edição será o Desfile de Luzes que acontece às 19h. A saída será em frente à Igreja Luterana, na Avenida Ipiranga.

Às 9h acontece o tradicional Concurso de Poesias Bauernfest. De 15h às 18h, a animação fica por conta do Bailão com Bauernband. Depois, de 19h às 22h, a Banda Germânica assume a diversão. Às 20h, acontece mais uma etapa do Concurso de Chope em Metro. As inscrições são feitas uma hora antes, somente para maiores de 18 anos. No Palco Koblenz a dança folclórica começa 14h30. As apresentações acontecem até 23h.

Hopitz (Foto: Marcello Santos)

Logo cedo, às 10h, os Hoppeditz – Os Tolos, divertem o público na Praça da Liberdade, onde também acontecem os Jogos Germânicos. De 11h às 13h tem Cabo de Guerra, Corrida com carrinho de mão e Pregar o prego. Às 15h a música fica a cargo da Banda Marcial Dragões do Império. No Palco Koeler tem O Flautista de Hamelin, às 16h; e Spiel Und Charm às 20h.

A Banda do Barril comanda o som, às 14h, no Palco Biergarten na Deguste, na Praça Visconde de Mauá. Às 17h é a vez do Bauern Jazz. Criada especialmente para a 28ª Bauernfest para homenagear a lendária banda alemã, a Blackout Scorpions Tribute sobe ao palco às 20h30.

Em sua primeira apresentação na Deguste, a Blackout tocou sucessos como “Send me an angel”, “Under the same sun”, “Big City Nights”, “Still lovin’ you”, “Wind of Change” e “Rock you like a Hurricane”. A banda é formada por Gus Monsanto (vocais), Rogério Percy Lucas (guitarra), Marco Lima (guitarra), André Amon (bateria) e Eduardo Koslowscky (baixo). Confira alguns trechinhos no nosso Instagram:

https://www.instagram.com/p/BVtZR9nlNWx/?taken-by=aconteceempetropolis

Já o Baile do Fritz, no Petropolitano F. C., começa às 18h ao som de DJ e depois tem a Banda do Fritz, às 20h.

Também para comemorar os 500 anos da Reforma Protestante haverá a exibição do filme Lutero, às 19h, no Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A obra é uma biografia histórica, produzida em 2003 nos Estados Unidos e na Alemanha, dirigida por Eric Tiel, e desenvolve sua trama retratando o processo de transição da Idade Média para Idade Moderna.

Lutero, interpretado por Joseph Fiennes, tem suas experiências constituídas e retratadas como um homem cheio de dúvidas acerca de sua visão de mundo diante da religião e religiosidade de sua época, na qual enfrenta todos os percalços para desenvolver sua obra de fé, em que todas as pessoas poderiam ter acesso a Deus sem precisar dos mediadores, no caso os clérigos.

Neste filme, o protagonista não tem o papel de herói, mas de sujeito histórico ativo que ousou transformar a sociedade de então e os rumos da história que era vivida e vivenciada há séculos. Os conflitos são narrados evidenciando o choque entre dois sistemas sociais: a velha sociedade feudal, representada pela Igreja Católica e Sacro Império Romano-Germânico, e a nova sociedade formada pela burguesia em ascensão através dos príncipes alemães e o novo enunciado de fé de Martinho Lutero.

Após seu casamento com Katharine Von Bora, uma freira que havia lido toda sua obra e queria muito o conhecê-lo pessoalmente, Lutero ainda pregou por mais 16 anos, morrendo em 1546, aos 63 anos. Muitos dos que vieram a conhecer seus escritos ficaram ao seu lado, dando continuidade ao processo de expansão da Reforma. Os efeitos do protesto de Lutero se perpetuaram na sociedade alemã e ainda reverberam em todo mundo.

Confira a programação do Palco Koblenz

14h30 – Germanischer Tanz und Trachtenverein Blumenberg

15h     – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis

15h30 – Germanischer Tanz und Trachtenverein Blumenberg

16h15 – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt

17h     – Petrópolis Danças Folclóricas

20h45 – Petrópolis Danças Folclóricas

21h30 – Grupo de Danças Folclóricas Rheiland Pfalz

22h15 – Germanischer Tanz und Trachtenverein Blumenberg

23h     – Gustav Bach Volkstanz – Massaranduba  – SC

Solenidades marcam celebração pelo Dia do Colono

As tradicionais festividades em comemoração ao Dia do Colono, nesta quinta-feira (29.06), serão marcadas por homenagens e culto ecumênico no monumento nos jardins do Palácio de Cristal. O local recebeu a primeira celebração religiosa quando os colonos germânicos chegaram em Petrópolis. Descendentes de colonos e o responsável pelo projeto urbanístico da Cidade Imperial também serão lembrados na celebração, que começa às 9h.

No Monumento Obelisco, na Rua do Imperador, quatro descentes dos colonos alemães serão homenageados na cerimônia marcada para 9h representando as famílias dos colonizadores. São eles Guilhermina Balter, de 107 anos, uma das descendentes mais idosas da cidade; Edir Maria Kling, de 97 anos; e Gilberto Bretz Pinho e Salvador Manoel Carlos, ambos de 86 anos de idade. A solenidade terá a apresentação da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve.

Em seguida, às 10h, o Major Júlio Frederico Koeler – responsável pela construção de Petrópolis, a primeira cidade programada e planejada do Brasil – será homenageado com deposição de flores no monumento que leva seu nome, na Praça Princesa Isabel (em frente à Catedral São Pedro de Alcântara). A celebração também contará com a participação do 32º Batalhão de Infantaria Leve.

 Às 11h, acontece o culto ecumênico que será celebrado pastor da Igreja Luterana, Elton Pothin; pelo Bispo Diocesano da Igreja Católica, Dom Gregório Paixão; e contará com a participação de freis da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A cerimônia terá a participação do Dó Ré Mi.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).