Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Núcleo de Integração Social abrirá leitos extras para pessoas em situação de rua durante o inverno

Nesta semana, a Secretaria de Assistência Social dá início ao plano emergencial de inverno, cujo objetivo é oferecer abrigo noturno às pessoas em situação de rua durante a estação mais fria do ano. As abordagens ocorrerão diariamente, de segunda a segunda, de 20h às 22h oferecendo pernoites no Núcleo de Integração Social (NIS), além das refeições que poderão ser realizadas no Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop) e Restaurante Popular. A temperatura no município chegou a 6ºC na última madrugada e, por conta disso, além da alimentação, também serão ofertados novos agasalhos e cobertores.

“A equipe realiza busca ativa nas ruas todos os dias, abordando as pessoas que estão na rua, ofertando encaminhamento para o Centro Pop para que eles possam tomar banho, receber roupas novas, participar das atividades diárias, tomar o café da manhã e o lanche da tarde e receber o ticket de refeição para o almoço no restaurante popular. Pelo novo sistema eles poderão ser encaminhados ao NIS para passarem a noite aquecida durante o inverno”, explicou a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

O Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop) atende em média 100 pessoas durante o inverno, sendo 90% homens na faixa etária de 30 a 50 anos. Já no Núcleo de Integração Social (NIS) são 65 usuários ativos que estão passando por um processo de ressocialização, onde recebem tratamento médico e psicológico. Foram abertos 10 leitos extras para as pernoites.

Pelo novo sistema, a Secretaria de Assistência espera reaproximar os serviços às pessoas que se recusam a receber o acolhimento proporcionado pela equipe de abordagem.

 “Vale ressaltar que essas pessoas são convidadas a irem para o abrigo. Nós não podemos obrigá-las, até porque nós temos regras de convivência e de permanência para os espaços. Traçamos essa operação de inverno para proporcionar um ambiente seguro, aquecido e com dignidade a essa população”, afirmou Quintella que avalia que há resistência quanto à adesão, mas que a equipe estará sempre a postos para acolher.

“Muitos não querem deixar as ruas, mas nós sempre enfatizamos sobre a proposta de auxiliá-los nesse processo de reorganizar a vida.e o retorno à convivência social. Então, precisamos voltar todos os dias e oferecer os serviços já que eles podem mudar de ideia e desejar aderir aos serviços”, completou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).