Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Orquestra Sinfônica Cesgranrio e Coral dos Canarinhos abrem o Festival de Inverno Dell’Arte na Catedral

Nesta sexta-feira (7) a Orquestra Sinfônica Cesgranrio e o Coral dos Canarinhos se apresentam na abertura do Festival de Inverno da Dell’Arte, que será realizada na Catedral São Pedro de Alcântara, às 20h. No repertório, obras de Beethoven, Mozart e Handel. Todos os eventos do Festival tem entrada gratuita. Entretanto, para a “Campanha da Solidariedade”, pede-se a doação de alimento não perecível que irá para instituições filantrópicas da cidade.

Criada pela Fundação Cesgranrio em 2015, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio reúne 55 jovens estudantes de cursos universitários e técnicos do universo musical, que dividem seus talentos entre violino, flauta, violoncelo, oboé, contrabaixo, tímpano, fagote, clarineta, viola e trompete. Coordenada pelo maestro Eder Paolozzi, ela tem a proposta de investir na profissionalização de seus integrantes, divulgar a música erudita e investir na formação de público. Sua estreia foi no ano passado e, desde então, vem participando de diversos eventos, incluindo o Festival Internacional Villa-Lobos (Venezuela), Festival Mimo (Rio e Paraty), e a primeira edição do Festival Internacional de Fagote UFRJ-USP.

Eder Paolozzi, diretor artístico e regente titular da OSC, é considerado um dos jovens regentes de maior destaque. Pelo Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, formou-se em regência, composição e piano, e no Trinity College of Music de Londres, em violino. Convidado pelo maestro Isaac Karabtchevsky, trabalha no projeto “Corais da Paz”, atuando em escolas estaduais do Rio de Janeiro. Foi regente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, e por ela recebeu prêmio no Musica Riva Festival, na Itália.

coral dos canarinhosJá o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, comandado pelo maestro Marco Aurélio Lischt, especializado em música sacra, leva em sua bagagem de 75 anos de história a formação de quase três mil meninos cantores, a gravação de 18 CDs e uma série de concertos no exterior, em países como: Alemanha, Venezuela, Argentina, Itália e Estados Unidos. Dois dos seus álbuns, “O vinde ver já nasceu” e o “Christus est Natus” foram lançados no Brasil e na Alemanha.

Em seu histórico, apresentações de destaque como as três vezes que cantaram para o Papa João Paulo II, (1980, 1997 e 2000), no Brasil e na Itália; no Palácio Quitandinha com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis (2009); no Projeto Aquarius, com a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, na praia de Copacabana (2005) e no projeto “+ Criança” durante a “Rio + 20”, (2012).

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).