Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Educação

Projeto “Alegria de Ler” instalará bibliotecas em cinco unidades educacionais públicas em Petrópolis

O projeto “Alegria de Ler”, desenvolvido pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, instalará bibliotecas em cinco unidades educacionais públicas da cidade. Cada escola receberá uma biblioteca com mil livros, de assuntos diversos, que ficarão à disposição de alunos e moradores de suas comunidades. São elas: Escolas Municipais Hercília Moret, em Corrêas; Carmem Nunes Martins, na Ponte de Ferro; Augusto Pugnaloni, em Itaipava; a Escola Paroquial Nossa Senhora das Graças, no Quarteirão Brasileiro; e a Casa da Educação Visconde de Mauá, no centro da cidade.

Nesta semana, o Instituto Oldemburg capacitou 25 agentes de leitura para trabalharem nas bibliotecas. A capacitação ocorreu na Casa da Educação Visconde de Mauá e foi ministrada pelas bibliotecárias Bianca Ferraz e Joanilda dos Santos. “Os agentes de leitura capacitados pelo Instituto Oldemburg vão funcionar como um importante elo de fortalecimento do binômio escola – comunidade. Temos 4.600 pedidos de bibliotecas no Brasil, que não conseguimos instalar por falta de recursos. Petrópolis tem sorte de conseguirmos o patrocínio”, declarou a presidente do Instituto, Cristina Oldemburg.

A capacitação instruiu os agentes na montagem das bibliotecas, catalogação dos livros, cuidado com o acervo, manutenção, organização e funcionamento do espaço. Também receberam material com informações operacionais e de divulgação, placas com horário de funcionamento, dentre outros itens.

A próxima etapa do projeto será a vivência lúdico/literária, quando os agentes participarão de atividades pedagógicas para trabalharem com o acervo literário recebido.

As cinco bibliotecas receberão o nome de “Biblioteca Antônio Callado”, em homenagem ao centenário do escritor. A primeira a ser inaugurada será a da Casa da Educação Visconde de Mauá, no dia 31 de agosto, onde haverá a exposição “Quarup”, baseada na obra do autor. A inauguração das demais bibliotecas será na semana seguinte, com data a confirmar.

“A Casa da Educação Visconde de Mauá está orgulhosíssima por ter sido selecionada para receber tamanha e valiosa coleção de livros através do projeto “Alegria de Ler”. Na verdade, a alegria é nossa, pois quem lê, amplia a visão do mundo. Estaremos transformando a realidade de muita gente com essa oportunidade”, disse Catarina Maul, diretora da Casa de Educação.

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento já implantou 840 bibliotecas em todo o Brasil através do projeto “Alegria de Ler”, que segue democratizando o acesso ao livro, incentivando a leitura e promovendo a integração entre leitores e as comunidades das unidades onde é instalado. O patrocínio é realizado por intermédio de empresas interessadas em participar do projeto e que tenham seu cálculo de imposto de renda baseado no lucro real, podendo deduzir 100% do valor investido em até 4% do imposto de renda devido.

A implantação do projeto na cidade tem o patrocínio da GE Celma e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).