Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

BlueBeetles faz tributo ao quarteto de Liverpool no Theatro Dom Pedro

Uma peça teatral que aborda o bullying, um concerto à luz de velas com flautas doces e uma banda cover dos Beatles, além de uma oficina de gravuras, são as atrações programadas pelo 17º Festival de Inverno de Petrópolis, realizado pelo Instituto Dell’Arte, para este sábado (8). A retirada dos ingressos acontecem 1h antes de cada espetáculo. As entradas são gratuitas, mas pede-se 1kg de alimento não perecível para a Campanha da Solidariedade.

Os beatlemaníacos vão poder relembrar os maiores sucessos do quarteto com o show “Uma Noite em Liverpool”, da banda BlueBeetles no Theatro Dom Pedro, às 20h.  No repertório, clássicos e inesquecíveis sucessos dos Beatles, entre eles, “I wanto to hold your hand”, “She loves you”, “I’m down”, “I wanna be your man”, “Drive my car”, “A hard day’s night”, “And I love her”, “Help!”, “Hey Bulldog” e outros que ficaram gravados na memória de muitas gerações.

Formada por Marcus Romariz (guitarra base), Mário Vítor (baixo) e Danilo Fiani (guitarra e Rickenbacker 12 cordas), durante sete anos consecutivos foi convidada a participar da BeatleWeek, festival internacional realizado em Liverpool, Inglaterra, o qual retornam em agosto para mais uma apresentação.

Em 2010, foi a única banda cover do Rio de Janeiro que tocou na festa dos 50 anos de surgimento da Beatlemania, em Liverpool e lá também apresentaram, como novidade, várias músicas dos Beatles na carreira solo no ano passado. Recentemente, estiveram pela primeira vez no Festival Abbey Road on The River em JeffersonVille (EUA).

O momento considerado mágico pelo grupo foi em 2013 na interpretação do primeiro Álbum dos Beatles, “Please Please Me”. Esta apresentação ocorreu no Adelphi Hotel, palco principal da BeatleWeek e na ocasião foi gravado um DVD. Seus shows passam por significativos espaços, entre eles: Cavern Club Front, Cavern Club Back, Cavern Pub, Cavern Club de Buenos Aires, e no palco chamado Alma de Cuba.

A peça teatral “Quem é Você”, da Fundação Cesgranrio, que faz parte do projeto Teatro nas Escolas, vai ser apresentada no Centro de Cultura Raul de Leoni, às 11h.

A peça trata do emergente e cruel problema que pode deixar marcas irrecuperáveis para quem sofre com ele: o bullying. Através de uma forma lúdica e divertida, a peça expõe a situação daqueles que sofrem com o mal e dos que o praticam.

A intenção é desencorajar a prática do bullying nas escolas, despertando a consciência para o alerta de quanto o problema pode influir negativamente na vida das pessoas. Simulando máscaras que escondem as fraquezas humanas, bonecos fantoches estão no contexto da narrativa que aborda situações cotidianas vividas entre os estudantes, propondo a desarticulação do bullying. A direção é de Mário Fonseca e o texto de Leandro Bellini.

Outra opção para a garotada e família é a Oficina de Gravuras, às 10h, no Palácio de Cristal. A atividade pedagógica e educativa tem o objetivo de despertar nas crianças a prática de artes visuais e estimular a criatividade e a habilidade. Técnica milenar, a gravura é a arte de reproduzir figuras e desenhos como se fossem impressões.

O Quarteto Quinta Essentia integra a série “Concertos à Luz de Velas”, no Museu Imperial, às 18h, com um repertório que mistura ritmos da música africana e europeia.

O grupo apresenta o show “Falando Brasileiro”, com composições originais para flautas doces e arranjos de melodias consagradas, em uma mistura de diferentes ritmos herdados da música africana e europeia, reproduzindo elementos da cultura brasileira. Também no repertório, A “Arte da Fuga”,obra prima de Bach, composta no final de sua vida.

Formado em 2006 por Renata Pereira, Gustavo de Francisco, Erick Fernandes e Vinícius Chiaroni, o quarteto utiliza diversas flautas antigas e modernas em suas interpretações, e é considerado hoje um dos grupos mais importantes de música de câmara do país. Os integrantes também atuam como professores de flauta doce, ampliando assim o trabalho na formação de novas plateias e admiradores do instrumento.

Já se apresentaram em países como Itália, França, Alemanha, China, Namíbia, Bolívia, Estados Unidos e Portugal. No histórico do Quinta Essentia, uma relevante discografia da flauta doce resultou no álbum La Marca (2008), Prêmio Estímulo 2007 da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, no Falando Brasileiro (2014) e na A Arte da Fuga, com a integral da obra do compositor J. S. Bach lançado pelo selo alemão ARS Produktion.

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).