Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Projetos Sociais

Projeto Ensinar para Mudar oferece vagas em oito disciplinas


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805

Aqueles que não puderam comparecer ao primeiro dia de inscrições para os cursos do Projeto Social Ensinar Para Mudar terão uma segunda oportunidade neste sábado (15). Neste momento, ainda há vagas para as disciplinas de informática, espanhol, música, grafiti e iu-jitsu. As aulas são ministradas sempre aos sábados, em salas específicas para cada disciplina, sem nenhum custo para os alunos.

No último sábado (8), aconteceu o primeiro dia de matrículas para as aulas de informática, inglês, espanhol, violão, teclado, música, grafiti e jiu-jitsu.

Os interessados devem conferir o regulamento do projeto no site www.ensinarparamudar.com.br e comparecer à sede da instituição, localizada na Rua Quissamã 1737, no bairro Quissamã, das 9h às 17h, munidos com cópia da carteira de identidade e comprovante de residência. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável com a devida documentação.

Após esta etapa de inscrição, haverá um processo seletivo realizado por regimento interno, cujo resultado será divulgado a partir do dia 15 de julho e poderá ser consultado no site ou por telefone. Nesta data, também um sábado, caso as vagas não sejam totalmente preenchidas, uma nova etapa de pré-matrícula será realizada no mesmo local e horário, seguindo os mesmos procedimentos e critérios da primeira e com o resultado disponível a partir de 22 de julho.

As aulas terão início no dia 05 de agosto em horários variados, de acordo com o curso e módulo escolhidos. No fim do ano, os alunos aprovados participam de formatura com entrega de certificado de conclusão.

Projeto Social Ensinar Para Mudar

O projeto social Ensinar Para Mudar já atendeu a mais de 2.200 alunos e abre novas vagas duas vezes a cada ano com cursos gratuitos de informática, inglês, matemática, violão, teclado, música, grafiti, jiu-jitsu e espanhol. As aulas são ministradas por voluntários e atende à população de baixa renda da localidade e arredores.

O projeto foi criado há oito anos por seu coordenador Michel de Carvalho e seu vice- coordenador Oscar Dias, que hoje atuam como professores de informática e de música e teclado, respectivamente. Reunindo seus conhecimentos pessoais e acadêmicos, os dois decidiram usá-los em prol da comunidade recrutando também outros voluntários, levando integração social e contribuindo para a capacitação profissional de uma parcela da população.

Sobre os cursos:

Os cursos são divididos em módulos semestrais. A cada seis meses, novas vagas são abertas, gerando mais oportunidades de aprendizado para estudantes a partir de 8 anos de idade.

Só é possível se matricular em um curso por período, mas aqueles que já frequentam a instituição têm prioridade na rematrícula para o módulo seguinte ou ainda para escolher se matricular em um curso diferente. Para realizar a rematrícula é preciso ter uma frequência mínima nas aulas. Dessa forma, o projeto estimula a assiduidade dos alunos nas aulas e minimiza as evasões.

Ao final de cada ano é realizada uma formatura onde são entregues os certificados de conclusão àqueles que são aprovados em suas avaliações nas turmas dos dois períodos daquele ano. Durante a cerimônia, apresentações musicais tornam o momento mais descontraído e fortalecem a integração entre voluntários e beneficiários do projeto.

Fora das salas:

Além da cerimônia de formatura, outros eventos são realizados durante o ano, visando fortalecer os conhecimentos adquiridos ali, atrair cada vez mais o interesse dos alunos e integração de seus familiares nas atividades do projeto e na vida acadêmica dos estudantes. Entre eles, mostras de conhecimentos e pequenos festivais.

Para comemorar as conquistas de cada ano, é feito passeio onde durante um dia inteiro alunos, voluntários e suas famílias podem desfrutar de um local agradável com piscina, alimentação e outros atrativos para recreação.

Todo o aprendizado e integração proporcionados pelo projeto se refletem também fora de suas paredes. A maioria de seus alunos apresenta melhoria nas notas da escola e também no comportamento em casa, que são relatados pelos seus responsáveis.

A instituição não possui fins lucrativos e por isso conta com doações para continuar alcançando as comunidades, prestando serviço por intermédio da educação e da dedicação dos voluntários, que recebem apenas o almoço fornecido pela Terceira Igreja Batista aos sábados, quando as aulas são realizadas.

Interessados em contribuir para que o trabalho realizado pelo projeto Ensinar para Mudar continue, cresça e se aprimore a cada dia mais, podem entrar em contato através do e-mail [email protected]. Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, basta entrar no site www.ensinarparamudar.com.br.

*Matéria atualizada em 13 de julho, às 23h


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).