Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Teatro

Ópera “Viva La Mamma” se apresenta no Theatro Dom Pedro

Neste domingo (9), a ópera “Viva la mamma” será apresentada no Festival de Inverno da Dell’Arte, às 16h, no Theatro Dom Pedro, com solistas, coro e orquestra sinfônica da UFRJ. O espetáculo é a 20ª montagem do projeto Ópera na UFRJ, que faz parte do ProArt – programa do Fórum de Ciência e Cultura da universidade.

Com adaptação e tradução do maestro Ernani Aguiar, a montagem conta a história de uma companhia de ópera italiana que desembarca na cidade do Rio de Janeiro em meados do século XIX. Os conflitos e brigas de ego entre os membros da companhia, narrados ao longo dos ensaios da ópera Romolo e Ersilia, que seria apresentada no teatro imperial São Pedro de Alcântara, revelam um grupo em permanente disputa. 

O espetáculo explora, de forma cômica, a realidade e os percalços do fazer operístico da época. Originalmente intitulada Le convenienze ed inconvenienze teatrali (As convenções e inconvenientes do palco), Donizetti estreou a ópera completa no Teatro della Cannobiana, de Milão, em 20 de abril de 1831. Viva la mamma é considerada a mais moderna das obras do compositor, onde as piadas vêm uma após a outra, dando oportunidade ao autor de parodiar o estilo musical que o fez famoso, contando sobre os bastidores do espetáculo, com uma prima donna com um ego infladíssimo e a mamma da seconda donna brigando com o diretor por um papel mais expressivo para sua filha. 

Um enredo muito divertido, em que o público irá apreciar a brilhante música de Donizetti no auge de sua capacidade criativa, com ambientação na cena lírica da capital do Império.

(Crédito: Eneraldo Carneiro / FCC-UFRJ)

Crédito: Renato Mangolin

Contudo, o dia começa com a atração que agrada a garotada e toda a família: “O Festival vai à Praça“, às 10h, na Praça da Liberdade. A apresentação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com o tema “Folclore Brasileiro”, onde alunos das escolas municipais exploram a temática escolhida através de apresentações artísticas.

Em seguida, um recital de canto do Duo Mignone, com a mezzo-soprano Carolina Faria e a pianista Eliara Puggina na estreia da Casa de Stefan Zweig, às 12h. O repertório é extenso, em ópera, oratório, canção sinfônica, câmera e vanguarda, com ênfase na música brasileira colonial e participações em gravações históricas. Hermia em A Midsummer Night’s Dream, de Britten; A Valquíria, de Wagner; e Corrado em Griselda, de Vivaldi são algumas de suas interpretações. Bacharel em Canto pela UFRJ, Carolina é professora de canto e idealizadora da Academia de Vozes Graves.

órgão da catedralEm oportunidade rara de conferir o som singular do órgão, acontece um recital do instrumento com o maestro e organista Marco Aurélio Lischt, às 14h, na Catedral de Petrópolis.No recital estarão presentes obras de Nikolaus Bruhns, Johann Sebastian Bach e Cesar Frank.

Todos os eventos têm entrada franca, mas para a “Campanha da Solidariedade”, solicita-se ao público participante a doação de um alimento não perecível.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).