Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Festival de Inverno Dell’Arte: PianOrquestra se apresenta no Theatro Dom Pedro

Quatro pianistas e um percussionista. Dez mãos e um piano preparado formando o som de uma orquestra. Assim é o grupo PianOrquestra, que se apresenta no Theatro Dom Pedro nesta segunda-feira (10), às 20h30, como parte da programação do Festival de Inverno Dell’Arte.

Na apresentação, entra em cena uma série de aparatos incluindo luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico que vão servir para explorar as inúmeras possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano. Com avançado recurso de alta tecnologia, tudo o que acontece dentro da cauda do piano é projetado ao vivo em uma tela ao fundo do palco.

Em repertório contendo samba, coco, ciranda, repente, maracatu, e outros ritmos tipicamente brasileiros mesclados com influências mundiais contemporâneas, o grupo explora os elementos étnicos das raízes brasileiras, em espetáculo que reúne elementos da dança, teatro e artes visuais.

A estreia do PianOrquestra aconteceu em 2003 e desde então, seu trabalho tem sido referendado pelo público e pela crítica especializada. Em 2005, foi premiado pelo Rumos, do Itaú Cultural e pela Telemar. Em sua trajetória, diversas apresentações internacionais, entre elas: Vancouver Jazz Festival (Canadá), Concertgebouw Amsterdam (Holanda), Festival Internacional de Piano La Roque D’Anthéron (França), Oslo Brasil Music Festival (Noruega) e Västeras Konserthus (Suécia). No ano passado conquistou a maior pontuação das 3 Américas para participar do showcase Classical Next, na Holanda. Ainda em 2016, esteve na lista dos 10 melhores concertos escolhidos pelo jornal O Globo.

A entrada é gratuita. No entanto, solicita-se ao público participante a doação de um alimento não perecível para a “Campanha da Solidariedade”, ação social presente em todos os anos do evento.

Crédito: Renato Mangolin

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).