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Cidade

Blog de petropolitana lança campanha para elevar autoestima de pessoas com câncer

Em comemoração do aniversário de um ano do blog Viver Eu Quero, foi lançada a Campanha “Eu Sou seu fã”, que busca resgatar a autoestima de pacientes oncológicos através da exibição de depoimentos sobre a admiração que muitas pessoas sentem por elas. O vídeo oficial da campanha foi divulgado no dia 9 de julho e agora o blog busca estimular outros admiradores a se manifestarem.

Após receber mensagens de alguns pacientes que se percebiam solitários, desmotivados e, por vezes, constrangidos, diante dos constantes olhares nas ruas, a equipe do blog resolveu registrar o que está por trás de cada silêncio, o que de fato as pessoas sentem. Foram quase cinco meses de produção e muito carinho e, em menos de 48 horas após o lançamento, o resultado já pôde ser percebido: muitos pacientes sentindo-se acolhidos, familiares agradecidos, milhares de visualizações e centenas de compartilhamentos.

Dayane Sant’Anna, autora do Blog e paciente oncológica em remissão, convocou dois amigos de infância para um brainstorming sobre o que poderiam fazer para mudar este quadro e foi a reunião desses três petropolitanos que gerou a campanha #eusouseufã. Mas essa energia não parou na cidade imperial: ela alcançou diversas localidades da região fluminense (Rio Bonito, Niterói, Rio de Janeiro), alguns estados brasileiros (Ceará, São Paulo, Pará) e até mesmo outros países (Guatemala, Portugal, Itália, Alemanha, México, Canadá, Cabo Verde e Taiwan).

Para o vídeo oficial foram recebidos 43 depoimentos, todos de alguma forma exibidos. Com duração de 3 minutos e 28 segundos, a produção contou com a participação voluntária de muitos parceiros e, por si só, já é uma prova de quão positivos são os sentimentos que estão em jogo quando o assunto é quem está na luta contra o câncer.

De acordo com Dayane, um dos diferenciais desta campanha em relação às outras já criadas pelo Viver Eu Quero foi a adesão de estrangeiros.“Ao propormos a ideia de demonstrar a admiração por pacientes oncológicos, o desejo de participar era quase que imediato. Essa solidariedade internacional encantou toda a equipe”, revelou.

Com o lançamento do vídeo oficial “Eu Sou seu fã“, o Viver Eu Quero pretende estimular um movimento ainda maior de pessoas aderindo à campanha, seja utilizando as #eusouseufã e #iamyourfan em posts escritos, ou através de uma foto ou vídeo de depoimento. O objetivo é atingir o maior número de pacientes possível!

“Também sou paciente oncológica e, inevitavelmente, esta mensagem me afeta e de uma forma muito positiva. Perceber essa admiração sincera por parte de familiares, outros pacientes, médicos, famosos, anônimos, gente como a gente e pessoas do mundo inteiro! Tudo isto é muito impactante, mexe com nossa autoestima e com certeza nos fortalece”, completou Dayane.

Histórico do Blog

Dayane foi diagnosticada com câncer de mama (triplo negativo) em janeiro de 2016, aos 32 anos. À época ela decidiu auxiliar a própria recuperação e a de outras milhares de mulheres através da internet, aderindo à rotina de consultas, a gestão do site e o diálogo com outros pacientes.

Em 12 meses o Viver Eu Quero assumiu o intuito de levar informação sobre saúde e o universo do câncer com uma linguagem acessível para pacientes e familiares e uma generosa dose de bom humor.

Mas, em menos de um ano, foram criadas redes sociais, eventos, diversas campanhas, um grupo de apoio onde os laços de solidariedade se transformam em companheirismo e amizade. Além de entrevistas com especialistas em diversas áreas e vídeos com depoimentos, a autora divulga tutoriais com orientações que visam desmistificar o estigma negativo associado à patologia do câncer e auxiliar pacientes no cuidado com a autoestima.

Em 2016 a campanha “Lenços da Alegria” objetivou disseminar o fluxo de afetividade e otimismo através da doação de lenços e cartas de carinho a pacientes em tratamento quimioterápico. Ao todo foram mais de 2.000 mulheres beneficiadas em diversas regiões do Brasil, além de doações realizadas para o exterior, a partir da demanda através do site.

Hoje o Viver Eu Quero possui mais de 26 mil seguidores na página no Facebook, que buscam informação e interagem diariamente, quase 10 mil no Instagram e quase 100 mil visualizações no canal no YouTube.

Em abril deste ano a Campanha “Doe Amor”, que ainda está em curso, foi criada com o objetivo de atender a uma demanda que faz parte da realidade de muitas pacientes, mas é pouco abordada: estimular a doação de perucas e próteses mamárias externas, que irão beneficiar quem ainda passará pelo tratamento contra o câncer. Esta campanha foi idealizada a partir de uma demanda de pacientes atendidas na clínica Pró Onco Mulher- Niterói, que revelaram o desejo de doar, mas a carência de um local de coleta.

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