Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Sensibilidade nos dentes piora no inverno

No inverno, escovar os dentes na água fria de manhã pode ser considerado um sofrimento, que é ainda maior para quem sofre de sensibilidade nos dentes. A retração gengival provoca a exposição do colo dentário e na estação mais fria do ano representa aumento no número de reclamações por parte dos pacientes na clínica multidisciplinar Instituto Rio.

A sensação é semelhante à provocada por uma cárie, já que a sensibilidade se caracteriza também pela exposição da dentina (parte interna do dente que tem prolongamento do nervo central).

A forma mais simples de tratamento são os cremes dentais específicos, mas o cirurgião dentista e implantodontista Márcio Marques, do Instituto Rio, lembra que em casos mais críticos, os cremes dessensibilizantes não são suficientes. Segundo ele, não se deve negligenciar os sinais da sensibilidade, já que esta pode evoluir para quadros mais graves.

“O creme dental dessensibilizante faz um selamento biológico. Ele modifica o pH da superfície da dentina, que tem microperfurações. Dessa forma, faz o selamento através dos íons de cálcio da saliva. A comunicação com o nervo é fechada e espera-se que o problema seja eliminado”, explicou.

Nos casos em que o uso do creme dessensibilizante não garante o alívio suficiente, outros procedimentos são adotados. Um deles é a hibridização dentinária, que consiste em passar uma espécie de esmalte, que vai fazer a cobertura daquela região (raiz), e a restauração da área exposta com resina.

Quando, ainda assim, o desconforto não é cessado, o tratamento de canal é indicado. Márcio Marques esclarece que “essa intervenção consiste em matar o nervo, que é o responsável por permitir que a pessoa tenha a sensação de dor. Se ele perde a função, o incômodo não é mais sentido”.

A retração gengival, ou seja, a perda da camada que protege a dentina é um processo que ocorre de forma natural com o envelhecimento. O dentista explica que, com o avançar da idade, todos têm algum grau de perda de altura da gengiva, mas hábitos como a escovação traumática e patologias como o bruxismo (ranger os dentes, especialmente durante o sono), colaboram para acelerar esse processo.

A avaliação e os tratamentos são realizados no Instituto Rio, que fica na Rua Marechal Deodoro, 119, salas 12 a 14, no Centro de Petrópolis. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2231-0365.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).