Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cultura & Lazer

Circuito Imperial de Coros vai oferecer três apresentações mensais em pontos distintos da cidade

Conhecida por ser a cidade dos corais, Petrópolis vai valorizar e exaltar a tradição do canto coral com uma programação permanente de concertos com os grupos do município. É o Circuito Imperial de Coros, previsto para começar ainda no segundo semestre deste ano com apresentações em três pontos da cidade: Centro Histórico, Itaipava e Posse. Realizada pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes, a programação vai aprimorar o calendário de eventos do município com concertos gratuitos e abertos ao público.

Serão três apresentações mensais em locais fixos, sempre aos sábados. No primeiro sábado do mês o concerto será no Palácio de Cristal. Já no segundo, a apresentação será realizada em Itaipava, em local ainda a ser definido. O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) da Posse, por sua vez, será palco da apresentação sempre no terceiro sábado do mês.

Festival Internacional de Corais em 2018

Em agosto de 2018, o segmento de canto coral vai ganhar ainda mais destaque com o primeiro Festival Internacional de Corais de Petrópolis. Serão dez dias de evento, de 17 a 26 de agosto, em que o público vai conferir apresentações em diversos espaços do município com mais de 100 corais da cidade, de outros municípios e países. A programação do Festival vai contar com os concertos e também workshops e master classes para promover a troca de conhecimentos e técnicas entre os cantores e regentes.

Petrópolis tem a tradição do canto coral registrada pela primeira vez em 1863 com a fundação, pelos colonos alemães, da Sociedade Coral Concórdia. Mais antiga agremiação do país, fundou também o primeiro coro no município para apresentações ao imperador D. Pedro II e que se manteve em atividade até 1936. O surgimento de novos grupos, formado por crianças e também coros adultos, foi ganhando força e consolidando cada vez mais o segmento do canto coral no município. A Cidade Imperial é reconhecida pela tradição, marcada também por ser a cidade onde foi criado o coro de meninos mais antigo do Brasil, os Canarinhos de Petrópolis – ainda em atividade, há 75 anos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).