Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

Município vai regulamentar novas vagas para idosos e deficientes

Com uma população de quase 100 mil pessoas englobando idosos e pessoas com deficiência no município, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) vai regulamentar novas vagas de estacionamento voltadas a este público. Hoje são 47 vagas demarcadas para deficientes, por exemplo, acima do estipulado pela legislação, mas a companhia acredita que esta quantidade seja insuficiente assim como as 52 vagas reservadas ao idosos.

A equipe de engenharia da companhia já começou o mapeamento dos espaços para definição dessas áreas. A previsão é que até o fim do ano o município conte com o número de vagas suficientes para atender a essas demandas.

“Nosso foco é tornar uma cidade mais acessível, porque entendemos que a mobilidade deve ser para todos, mas é preciso que as pessoas também sejam conscientes e façam sua parte, que é obedecer a legislação não parando nas vagas destinadas aos idosos ou a pessoas com deficiências. Além disso, estamos respeitando as determinações legais quanto à pintura e demarcação dessas vagas e todas as que já estão demarcadas receberam nova pintura”, explicou o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Além da remarcação das vagas, a CPTrans também vai reforçar a fiscalização voltada a essa área. De janeiro a junho, foram 65 notificações dadas a motoristas que utilizaram as vagas inadequadamente. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a infração para quem comete este tipo de irregularidade é gravíssima e prevê desconto de 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Além disso, como punição administrativa, a legislação também indica a remoção do veículo.

“A fiscalização ficava comprometida porque a demarcação estava incorreta, dando margem para argumentação. Agora não há mais desculpas e quem não estiver com o veículo identificado como sendo de idoso ou deficiente e parar em uma dessas vagas será notificado. Todas as novas vagas que serão definidas também terão a demarcação dentro do que preconiza a legislação. A cidade precisa está adequada a todas as pessoas”, destacou o diretor técnico operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).