Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Ônibus Lilás retoma suas atividades em agosto

Buscando medidas efetivas de enfrentamento à violência contra mulher, s atividades do Ônibus Lilás, utilizado pela equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM),  serão retomadas. O veículo passará a levar assistência jurídica, social e psicológica às mulheres de comunidades afastadas de forma permanente e continuada. Petrópolis é a segunda cidade do país a contar com o equipamento, adquirido por emenda parlamentar em junho de 2016. Uma grande ação social marcará a retomada do projeto no dia 11 de agosto, na Praça Dom Pedro.

Em abril, o prefeito Bernardo Rossi entregou as chaves de um veículo utilitário de sete lugares para ser usado pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), como ferramenta de auxílio a mulheres em situação de risco.O automóvel foi adquirido por R$ 74.750,00, com recurso proveniente de um convênio com o Ministério da Justiça, feito por intermédio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, sem contrapartida do município.

A coordenadora do Gabinete de Cidadania, Ana Maria Rattes explica que o ônibus itinerante tem duas salas para atendimento, banheiro e cozinha. Além disso, um toldo, que pode abrigar até 24 cadeiras, cria uma sala de espera no local onde o atendimento for realizado.

“O ônibus estava parado e antes só funcionava para ações especiais. O ônibus é composto por dois gabinetes e ele pode funcionar como uma unidade volante levando os atendimentos do CRAM às mulheres que moram em áreas afastadas, inicialmente, mas depois pretendemos levar para todos os bairros. Faremos um calendário para o próximo semestre com os itinerários por onde o ônibus irá passar até para fazermos palestras e ações de conscientização”, anunciou.

O Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) realizou apenas neste mês 41 novos atendimentos, a média mensal é de 20. A maior parte das mulheres que procura o CRAM relata que são vitimas de abusos sexuais, psicológicos e violência física. O espaço oferece apoio jurídico e psicológico às mulheres.

A coordenadora do CRAM, Raquel Gonçalves Viana, lembra que há ainda os casos de violência moral e patrimonial. “A violência contra a mulher precisa ser combatida. Esta é uma realidade que interfere não só a vida da vítima, mas também na vida e na formação dos filhos e na rotina de toda família”, explicou.

Evento na Praça Dom Pedro marcará relançamento do Ônibus Lilás

A Prefeitura,com  trabalho integrado entre a Secretaria de Assistência Social, Saúde e Gabinete de Cidadania promoverá no dia 11 de agosto uma ação social na Praça Dom Pedro a partir das 9h. A programação que está em fase de construção, contará com apresentações culturais, orientações sobre plantas e ervas medicinais, a importância da mamografia, a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.

A secretária de Assistência Social, Denise Quintella, anuncia que os serviços da pasta relacionados ao acolhimento da mulher também serão apresentados no evento.

“A Assistência já atua integrada ao CRAM principalmente com relação aos relatos de violência contra mulher apresentados junto ao CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Mas iremos divulgar o telefone do disque 100 que recebe todas as denúncias de violência, além de outros programas como o família acolhedora, avaliação nutricional e orientação sobre o Cadúnico”, disse.

A coordenadora geral de áreas técnicas em Saúde, Patrícia Ramos, disse que reunirão no evento algumas ações de promoção em saúde voltada para a qualidade de vida da mulher.

“Em parceria com a Fiocruz teremos as ervas e plantas voltadas para a saúde da mulher, então entra o climatério, cólicas, infecções, além das nossas ações pela secretaria com o teste rápido de sífilis, direito reprodutivo e orientações sobre a importância da mamografia”, destacou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).