Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Vereador solicita concurso público para contratação de profissionais de educação física

Parte dos alunos do primeiro segmento da educação básica da rede municipal de ensino estão sem aulas de educação física. Apesar da disciplina ter se tornado obrigatória em 1996, a carência de profissionais da área no quadro de funcionários da Secretaria de Educação está prejudicando muitos estudantes.

Desta forma, uma indicação legislativa do vereador professor Leandro Azevedo, pedindo a realização de um concurso público para suprir a demanda, foi votada e aprovada na Câmara Municipal na última semana, e agora aguarda as providências do Poder Executivo.

“Atualmente, a Secretaria de Educação enfrenta uma carência desses importantes profissionais, principalmente para atender a demanda nas series inicias nas escolas, assim como na Superintendência de Esporte e Lazer e Secretaria de Saúde, para atender, inclusive, os postos de saúde. Somente a partir da contratação de novos professores será possível resolver essa carência. Muitos estudantes estão sem essa disciplina, o que, na minha opinião, atrapalha muito o desenvolvimento deles”, explicou o vereador.

A Lei Federal 9.394/96, que dispõe sobre a educação básica, prevê que a educação física deve estar presente em toda educação básica, o que ainda não acontece em Petrópolis. Em muitas escolas, de acordo com o vereador, parte dos alunos do primeiro segmento não contam com a disciplina.

Na gestão passada, um total de 38 profissionais da área foram convocados e contratados atendendo parte da demanda. “O direito ao desporto é um direito constitucional e além de regulamentado pela Lei Federal de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, está previsto ainda no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Sua aplicação na educação também está amparada pela Lei 6.503/77”.

Câmara aprova criação de Semana Municipal de Segurança Aquática

O projeto de lei que cria a Semana Municipal de Segurança Aquática, também proposto pelo vereador, foi aprovado pela Câmara Municipal e agora aguarda a sanção do prefeito Bernardo Rossi. Na primeira semana de novembro, como já acontece em quase todo o país, uma série de atividades será desenvolvida com o objetivo de conscientizar e fornecer a população noções de prevenção de acidentes em poços, piscinas, cachoeiras, entre outros.

Segundo Azevedo, no período haverá distribuição de folhetos e informativos orientando os petropolitanos sobre os perigos e as principais causas de acidentes e afogamentos. A ideia é que a campanha reúna as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Defesa Civil e Segurança Pública.

A ações de conscientização também deve ser levada para dentro dos clubes, academias e nas próprias residências com piscinas.

O projeto prevê a criação de um manual de primeiros socorros para casos de afogamentos, assim como a instalação de placas de sinalização nas cachoeiras informando sobre características de cada região e particularidades. “Outros detalhes, como profundidade, correnteza, acidentes naturais e perigos em dias de chuva, também são dados importantes e podem ajudar a evitar muitos acidentes”, explicou o vereador, destacando que as placas também devem conter os cuidados com o meio ambiente e possíveis perigos do uso incorreto das cachoeiras

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).