Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Educação

Escola Supercomputador SDUMONT vai promover minicursos a partir da próxima semana

De 31 de julho a 4 de agosto, a Escola Supercomputador SDUMONT vai oferecer minicursos para o desenvolvimento de algoritmos paralelos e para a otimização dos mesmos através das ferramentas de software disponibilizadas no Supercomputador SDUMONT, que são em grande parte softwares livres que podem ser utilizados em computadores de alto desempenho em geral.

A Escola Supercomputador SDUMONT tem como objetivo principal a formação de recursos humanos na área de “Computação de Alto Desempenho”, e será composta por 14 minicursos, com aulas teóricas e práticas e 6 seminários. O valor da inscrição é R$ 60,00.

O Supercomputador SDUMONT, localizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) (Av. Getúlio Vargas,333 – Quitandinha), é o computador mais rápido da América Latina e Região do Caribe, tem a capacidade de processar de 1,1 Petaflop/s, ou 10** operações de ponto flutuante por segundo e possui um total de 18.144 núcleos de CPUs, distribuídos em 756 nós de computação.

A aquisição deste novo computador da empresa francesa ATOS/BULL é parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo acordo High Performance Computing entre Brasil e França. O supercomputador tem como objetivo impulsionar o setor de pesquisa brasileiro e gerar grande impacto no desenvolvimento científico e nas colaborações internacionais.

Mais informações no site: www.lncc.br

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).