Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Agenda cultural

BossaCucaNova, Sobre Cisnes e documentário sobre O Pasquim estão entre os destaques deste sábado

O grupo carioca BossaCucaNova, que mescla  samba, maracatu, rock, funk e soul, embalará o sábado (5) de quem for aproveitar o dia para passear no lago do Sesc Quitandinha. A banda formada por Cris Delanno (voz, flauta e teclados), Flavio Mendes (voz e guitarra), Alexandre Caldi (sax, flautas e back in vocal) e DadoBrother (percussão) faz show com entrada franca às 13h, dentro da programação do Festival Sesc de Inverno, que se encerra neste domingo (6). No repertório do espetáculo, batizado de “BossaCucaNova encontra Tom Jobim”, estão clássicos da MPB como Samba de Verão (Marcos Valle/Paulo Sergio Valle); Águas de Março (Tom Jobim); Garota de Ipanema (Tom/Vinicius), Só tinha de ser com você (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira) e Água de Beber (Tom/Vinicius).

A apresentação de BossaCucaNova é apenas umas das atrações na programação que fecha o Festival Sesc de Inverno 2017 neste fim de semana. Ganhadora de todos os principais prêmios nas categorias “Melhor Ator”, “Melhor Espetáculo” e “Melhor Produção”, a peça “Escândalo Philippe Dussaert”, estrelada por Marcus Caruso, será apresentada às 21h. Mas antes, às 19h, tem “Sobre Cisnes”, solo de dança inspirado em “A Morte do Cisne”, protagonizado pela célebre bailarina russa Anna Pavlova. Nessa nova e contemporânea montagem, figurino e cenário são feitos com sacos plásticos, ensejando, assim, a reflexão sobre a sustentabilidade ambiental.

A partir das 16h, o Cortejo Abre-Alas sai do saguão do Palácio Quitandinha. Serão 70 artistas de várias áreas, atores, bailarinos, artistas circenses e músicos, que juntos incorporam elementos do tempo e do espaço, do palácio ao lago, em um espetáculo único. Aos poucos, as pessoas abrem as janelas – dos olhos, dos carros e das casas – e se permitem integrar neste Carnaval fora de época, acompanhando o cortejo durante todo o trajeto, dançando e cantando com os artistas. O Cortejo Abre-Alas é o resultado de uma oficina de montagem durante o Festival com artistas de Petrópolis, Rio de Janeiro, Juiz de Fora e outras localidades ministrada pelo grupo Lume Teatro de Campinas.

O humor ao longo da história estará em pauta na mesa “Do Pasquim ao Humor Contemporâneo – Censura e Liberdade de Expressão”, às 20h. Martha Alencar, que foi editora do Pasquim, e Miguel Paiva, cartunista do periódico, conversam com os atores e humoristas Michel Melamed e Fernando Ceylão com mediação da jornalista Ana Cláudia Souza. A conversa será precedida da exibição dos documentários O Riso dos Outros, de Pedro Arantes (2012), às 18h, e Pasquim – A Subversão do Humor, de Roberto Stefanelli (2004), às 19h.

A Nuvem Cigana – coletivo de poetas que movimentou a cultura carioca nos anos 70 – também será homenageada nesta edição do Festival Sesc de Inverno. Ainda neste sábado, às 17h30, integrantes do coletivo – Chacal, Charles Peixoto, Ronaldo Santos e Bernardo Vilhena – se encontram e realizam performances poéticas.

A programação conta ainda com Jonas Hocherman Septeto, às 17h, na Sala Dom Pedro; Monte Alegre Hot Jazz Band às 15h, e atrações para o público infantil que podem ser conferidas aqui.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).