Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Circuito Imperial de Coros tem início neste sábado no Palácio de Cristal

Neste sábado (5) tem início o Circuito Imperial de Coros, que vai oferecer programação permanente e gratuita no Palácio de Cristal, sempre nos primeiros sábados do mês, às 18h. Quem abre a programação é o Coral Pro Tempore e da Usimed, trabalhos desenvolvidos por grupos da melhor idade.

Um projeto do município, o Pro Tempore é formado por 32 integrantes sob a regência do maestro Paulo Afonso – à frente do coro desde sua criação, há 16 anos. E foi justamente com o objetivo de oferecer para o público da terceira idade uma atividade cultural reconhecida e difundida na cidade, o canto coral, que nasceu o projeto. Desde então, o coro tem ensaios semanais – duas vezes por semana – e realiza uma média de 20 concertos por ano.

coral pro tempore
Foto: Andressa Canejo

No repertório do Pro Tempore entram canções de Tom Jobim, Vinícius de Morais, Luiz Gonzaga, Dalva de Oliveira, entre tantos outros compositores, além das canções temáticas natalinas, germânicas, italianas e muito mais.

Já o Coral da Usimed, que completa 14 anos de existência neste mês, foi criado como uma oficina de música no Projeto USI-VIDA da Usimed Petrópolis. Com o cunho terapêutico, o grupo conta com vasto e eclético repertório musical construído e colhido da história de vida de seus 52 participantes. Os aspectos cognitivos, motores, sociais, mentais e emocionais do grupo são trabalhados com músicas folclóricas, populares e trilhas sonoras por meio das técnicas de musicoterapia. O coro tem regência de Celina Maydana (médica e musicoterapeuta) e Fátima Brasil (musicista e musicoterapeuta).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).