Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Agenda cultural

Brasilidade é tema de exposição em cartaz na Galeria Peter Brian Medawar

O povo brasileiro, sua cultura, que inclui a política do país, tudo costurado pelo meio ambiente como fio condutor e muita sensibilidade. Essa é a temática da exposição Brasilidade, do artista Fernando de Menezes, em cartaz na Galeria Peter Brian Medawar. O espaço cultural fica no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, e pode ser visitado de segunda a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

A exposição reúne 17 pinturas e uma instalação, obra que retrata o desequilíbrio ambiental. As telas do artista plástico petropolitano – que morou por 40 anos na capital carioca e retornou há dois para sua cidade natal – foram um trabalho feito a pedido da Infraero sobre a temática do Meio Ambiente. Para retratar um tema tão vasto, o artista se apoderou de outros contextos para falar das disparidades que acabam regendo a sociedade como um todo.

“Meu objetivo com esse trabalho é mostrar a sociedade sobre o valor artístico da nossa cultura e do nosso povo. O capricho que temos que ter com nossa verdadeira casa, que é o planeta. E também falo de moralidade. Para uma sociedade caminhar para o progresso é preciso ter esses dois pesos: a moralidade e a cultura”, comentou o artista, que se rendeu às artes plásticas como foco de vida no auge dos seus 50 anos.

“Sempre gostei de arte. Pintava como hobby nas minhas férias para extravasar e sempre que sentia vontade. Mas aos 50 comecei a me aprofundar nas aulas, incluindo sobre restaurações, quando resolvi entrar para um ateliê no Rio”, lembrou Menezes, que já tem no acervo cerca de 150 obras, algumas delas expostas nos aeroportos do Rio de Janeiro, faculdades, Museu do Exército, além de trabalhos vendidos que hoje estão fora do Brasil, em Portugal. Fernando também já teve suas obras expostas ao grande público em cerca de 30 exposições, a maioria em coletivas.

“Gosto de fazer minhas obras de maneira com que a pessoa sinta o que quero dizer. Que sensibilize o espectador. A arte tem que sensibilizar não apenas a pessoa, mas o espírito da pessoa. E com cada tela quero mostrar a sociedade o valor do que não vemos”, disse.

A exposição Brasilidade fica em cartaz até o dia 27 de agosto. A Galeria Peter Brian Medawar fica aberta todos os dias, das 9h às 18h, com entrada franca.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).