Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Teatro

Espetáculo infantil “Por que nem todos os dias são dias de sol?” se apresenta nesta quarta

Nesta quarta-feira (9), o espetáculo infantil “Por que nem todos os dias são dias de sol?” será apresentado no Theatro D. Pedro, às 15h, em mais uma atração do SESI Cultural em Petrópolis. Com montagem da Artesanal Cia. de Teatro, a peça usa diferentes técnicas, como teatro de bonecos, máscaras, objetos animados e vídeo mapping para mostrar um espetáculo baseado na imaginação das crianças.

Com dramaturgia e texto de Gustavo Bicalho, que também assina a direção ao lado de Henrique Gonçalves, o espetáculo é uma reflexão cênica entre o ser criança e o tornar-se adulto.

Para criar a peça, o grupo realizou um trabalho de pesquisa de dois meses com cerca de 30 crianças. Questionadas sobre temas diversos – O que é o amor? O que é a liberdade? O que é ser adulto? Como as crianças vão parar dentro da barriga das mulheres?, entre outros – elas foram estimuladas a dar suas opiniões. As respostas serviram como ponto de partida para a construção da dramaturgia, que também se valeu de lembranças e histórias de infância dos integrantes do elenco.

O resultado é uma peça dividida em quatro fábulas distintas, que retratam o universo infantil. São histórias simples e poéticas narradas, quase sempre, através do olhar das crianças.

A primeira utiliza bonecos siameses para mostrar um menino que tem muito medo de uma velhinha por acreditar que ela é uma bruxa. Na segunda, máscaras dão o tom para duas crianças com medo de altura criarem coragem para resgatar uma pipa presa em uma árvore. A terceira retrata um pai que conversa com objetos manipulados sobre sua mesa para diminuir a saudade do filho durante um dia de trabalho. A quarta projeta vídeos para narrar a história de uma menina que acredita que ao engolir uma semente de laranja, uma criança cresce dentro de sua barriga.

A encenação ganhou o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, na categoria “Melhor Iluminação”.

 

 

Serviço

Local: Theatro D. Pedro – Praça Expedicionários, s/n – Centro

Dia: 9 de agosto (quarta-feira)

Horário: 15h

Ingressos: R$ 12 (inteira) | R$ 6 (meia-entrada para pessoas com mais de 60 anos, estudantes, deficientes físicos e associados ao SESI)

Classificação: Livre – Recomendado para crianças acima de cinco anos

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).