Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

Padre Siqueira terá mão invertida e Alfredo Pachá ficará interditada a partir de sexta-feira por conta do Bunka-sai


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805

Nesta quinta-feira (10), o Palácio de Cristal será palco do Bunka-sai, Festival da Cultura Japonesa. A abertura acontece às 20h  e depois das tradicionais solenidades que celebram a amizade entre os dois países, o público poderá aproveitar uma apresentação de Bon-Odori, a dança folclórica do país, e ainda as barracas com artesanato e culinária típica. A programação com oficinas, atividades e atrações gratuitas segue até domingo (13).

Durante todo o evento, a Guarda Civil estará presente com seis homens ajudando na orientação do trânsito do entorno do Palácio de Cristal e na segurança preventiva do público que vai curtir o Bunka-sai. Na sexta-feira (11) e sábado (12) a festa vai funcionar de 10h às 22h. Já no último dia, no domingo (13), o festival começa 10h e termina às 20h.

A Rua Alfredo Pachá ficará interditada a partir desta sexta-feira (11) e segue assim até domingo (13) – período em que a rua ficará com o trânsito alterado. Como alternativa para quem utilizaria o trecho, a Rua Padre Siqueira terá a mão invertida, passando a funcionar no sentido Roberto Silveira. A mudança segue o modelo utilizado durante os 10 dias de Bauernfest e visa minimizar o impacto do trânsito na região, além de garantir a segurança do público da festa.

Os ônibus de turismo terão lugar garantido para embarque e desembarque na lateral da Rua Visconde de Mauá. Já os estacionamentos dos veículos serão nas ruas Roberto Silveira, Padre Siqueira, Avenida Tiradentes e Rua Teresa. Caso haja necessidade, as equipes da CPTrans irão ampliar o número de vagas.

 (Foto: Marcello Santos)

Artes marciais ganham destaque no Bunka-sai

Nos dias 12 e 13, o evento conta com a apresentação de grupos de Judô e Aikidô no palco do Palácio de Cristal. A ideia é apresentar para o público a relação entre o esporte e a cultura japonesa. No país ocidental, a pratica de atividade física é considerada um passatempo saudável que desenvolve a disciplina, constrói o caráter e encoraja o jogo honesto, além de promover o espírito solidário.

O professor de Judô responsável pelo grupo do Bunka-sai, Ronaldo França, explica que a apresentação será feita por alunos mais graduados. “Vamos levar 10 alunos que são mais graduados para apresentar os rolamentos mais comuns do esporte e as técnicas utilizadas. Acredito que o público vai gostar do que estamos preparando”, conta.

Bernardo “Caneca”, professor de Aikidô há 19 anos, destaca que a modalidade representa a cultura japonesa até na maneira de se vestir. “Quando eu vou ao Japão me aperfeiçoar, eles sempre destacam que é fácil perceber que sou praticante de Aikidô, pela forma como eu apresento nos locais e até pela forma de vestir. A modalidade representa muito da cultura japonesa, que tem como o ideal o respeito ao próximo”, afirmou.

As apresentações acontecem nos dois dias em sequência, sempre a partir das 10h. Ao todo, além dos professores, devem participar 20 alunos.

Confira a programação completa do Bunka-Sai 2017*:

10/08

20h – Abertura

21h – Bon-Odori (dança folclórica)

11/08

11h / 14h – Oficina de Ikebana

15h – Oficina de Origami

16h – Bon-Odori (dança folclórica)

17h – Oficina de Mangá

18h – Apresentação Cosplay

19h – Canarinhos de Petrópolis

20h- Conexão Vitrola

12/08

10h- Judô

11h- Aikidô

11h – Oficina de Mangá

13h – Oficina de Língua Japonesa

15h – Oficina de Origami

16h – Coral Can’t Vox

16h – Palestra Gastronomia

17h30 – Oficina de Mangá

18h – Show da Mako

18h – Palestra “Cultura Pop Japonesa na TV”

19h30 – Apresentação de Kimonos

13/08

10h – Aikidô

11h – Karatê

11h – Oficina de Mangá

14h – Concerto de Violinos com Centro de Artes Suzuki

14h – Oficina de Origami

14h / 16h – Oficina de Pipas Japonesas

15h- Rio Nikkei Taiko

16h – Bon-Odori (dança folclórica)

17h – Oficina de Mangá

17h – Desfile de Cosplay

18h – Banda temática “Anime Hero”

*Programação sujeita à alteração


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).