Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda cultural

Theatro Dom Pedro recebe “Abram alas para Chiquinha Gonzaga”

No dia 19 de agosto, a Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV) às 17h, no Theatro D. Pedro, o espetáculo “Abram alas para Chiquinha Gonzaga” que será interpretado pelos músicos José Staneck (harmônica), Ricardo Santoro (cello) e Marina Spoladore (piano). A atriz Helena Varvaki reviverá Chiquinha Gonzaga, através do texto de Filomena Chiaradia, baseado na biografia da compositora de autoria de Edinha Diniz.

O programa inclui obras de Chiquinha Gonzaga, José Maurício Garcia Nunes – homenageado pelos 250 anos de nascimento – e H. Villa-Lobos – 130 anos de nascimento.

 A apresentação marca os 170 anos de nascimento da primeira compositora de relevância no país, que viveu entre os anos 1847 e 1935, e compôs o clássico “Abre-Alas”. Chiquinha Gonzaga, que rompeu as barreiras de gênero, empunhou a batuta de maestrina, criou a primeira sociedade de arrecadação de direitos autorais no país – a SBAT – em 1917, escreveu operetas e vasta obra para piano.

Sobre o Circuito Musica Brasilis

Concebido em 2009 pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, o Circuito Musica Brasilis é a única série de espetáculos cênico-musicais voltados aos repertórios brasileiros de todos os tempos. Ao longo de sete edições, o Circuito Musica Brasilis realizou mais de 100 espetáculos em 24 cidades por todo o Brasil, com público de mais de 30 mil pessoas, além de três programas difundidos em rede aberta de TV para mais de 500.000 espectadores. O projeto inova ao apresentar espetáculos em que obras clássicas brasileiras são contextualizadas por imagens e roteiros narrados. Participaram das diversas edições Antonio Meneses, Fabio Zanon, Fernando Portari, Rosana Lamosa, Lício Bruno, Marília Vargas, Jacques Ogg, Quinteto Villa-Lobos, Art Metal Quinteto, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra de Câmara do Amazonas, ORSSE. Os atores Mateus Solano, Antonio Calloni, Pascoal da Conceição e Carol Castro participaram das edições mais recentes como narradores.

Programação SAV 2017

Também estão incluídas na programação de 2017 da Sociedade Artística Villa-Lobos a Orquestra de Câmara de Barra Mansa, sob a regência de Daniel Guedes, com “As Quatro Estações” de Vivaldi, o duo pianístico Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, o coral Brasil Ensemble sob a regência de Maria José Chevitarese e a Orquestra de Câmara da Cesgranrio, sob a regência de Eder Paolozzi, completam as atrações deste ano.

Serviço

Local: Theatro Dom Pedro

Data: 19 de agosto (sábado)

Horário: 17h

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia-entrada) – 50% de desconto para as cinquenta primeiras pessoas que adquirirem os ingressos na bilheteria do Theatro e para idosos, estudantes, (PCD) cadeirantes, (BRND) jovens baixa renda mediante apresentação de cartão de inscrição CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).