Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Semana da Cultura do Japão começa nesta terça-feira

Após quatro dias de atividades no Palácio de Cristal, a cultura nipônica continua sendo celebrada em Petrópolis, mas desta vez com a Semana da Cultura do Japão que acontece na Casa de Cláudio de Souza e na Casa da Educação Visconde de Mauá, a partir desta terça-feira (15).

(Foto: Déh Tavares)

De 15 a 19 de agosto, a Casa de Cláudio de Souza sedia por mais um ano consecutivo a Semana da Cultura do Japão, promovida pela Associação Nikkei de Petrópolis. Com programação diversificada e gratuita, as milenares tradições orientais vão ser apresentadas através de oficinas, palestras e música.

O escritor e teatrólogo Cláudio de Souza foi um admirador da cultura japonesa. Ao conhecer o Japão, encantado com o que viu, escreveu o livro Impressões do Japão e fundou o Instituto Brasileiro da Cultura Japonesa.

As atividades começam na terça-feira (15), às 16h30, quando o público poderá participar de uma oficina de Mangá, ministrada por Luiz Henrique Raia Vila Nova, e aprender a desenhar personagens de história em quadrinhos no estilo japonês. Às 18h, haverá um concerto de violinos do Centro de Artes Suzuki, sob a regência de Fátima Brasil e Celina Maydana. No dia 16, às 15h, José Carlos Seabra da Silva, ministra a oficina de Kirigami, arte tradicional japonesa de recorte de papéis criando formas, superfícies e desenhos.

Casa da Educação (Foto: Catarina Maul)

No dia 18, o público poderá desfrutar da palestra “Para que serve a escola?”, ministrada pelo diretor da escola japonesa no Rio de Janeiro, Kiyoto Hikichi. Abrangendo a 4ª Revolução Industrial que promete mudanças sociais em função da inovação tecnológica, Hikichi apresentará o que a escola japonesa tem por objetivo transmitir. No mesmo dia, às 20h30, a cantora de ópera Miho Hikichi, acompanhada no piano por Raphael Macedo, cantará canções japonesas e italianas.

No sábado, dia 19, às 15h, será oferecida uma oficina de Origami, a mais popular das artes produzidas com papel que atrai pessoas de todas as idades, trabalhando o estímulo do cérebro, a concentração, a memória e a coordenação motora. Conhecida como “arte de dobrar papéis”, a oficina será dirigida por Kathia Yamamoto e Sheila Justen. Às 16h30, Jandir Vale ministrará uma palestra “Sobre quadrinhos de mangá”, apresentando seus trabalhos. Na ocasião, vai ser explanado aos participantes como se cria as histórias em quadrinhos de mangá. Mais tarde, às 18h, haverá uma apresentação do coral Cant’Vox, sob regência do maestro Raphael Macedo. O coral apresentará canções do Japão, do Brasil e de outros países. Encerrando a programação, às 19h, será realizado o 5° Festival de Haicai de Petrópolis, coordenado por Catarina Maul e Ataualpa A. Pereira Filho. O Haicai compreende uma modalidade poética milenar do Japão. Por meio da concisão e da simplicidade capta um momento da natureza e do passar do tempo em poemas formados por apenas 17 sílabas.

Já na Casa da Educação Visconde de Mauá, de 15 a 18 de agosto, os visitantes poderão conferir exposição de fotografias, telas, origamis, bonsais e vestimentas japonesas. No dia 16, às 14h, os alunos da rede municipal que estiverem participando dos cursos e oficinas da grade da Casa da Educação poderão escolher entre duas oficinas às 14h: aula de japonês e mangá. No dia 17, às 14h, terá oficina de origami.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).