Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Teatro

Matheus Nachtergaele faz uma homenagem poética à mãe no Theatro D. Pedro

No dia 9 de setembro, o ator Matheus Nachtergaele faz uma homenagem a quem lhe deu à vida no espetáculo “Processo de Conscerto do Desejo”, que se apresenta no Theatro Dom Pedro, às 20h.

Acompanhado pelos músicos Luã Belik, ao violão, e Henrique Rohrmann, no violino, Matheus traz à luz os versos de Maria Cecília Nachtergaele, que se matou aos 22 anos, quando o ator tinha apenas três meses. O repertório musical afetivo – com as músicas de que Maria gostava – dá o tom do espetáculo que circulou pelos mais importantes festivais de cultura do Brasil. Foram mais de 70 apresentações do espetáculo, que chegou aos palcos em novembro de 2015 e conferiu a Matheus Nachtergaele a indicação como Melhor Ator nos prêmios Cesgranrio e Shell em 2016.

No que considera um “recital à moda grega, é um lamento, mas é iluminado”, explica o ator, diretor e filho da poeta, Matheus revela aos espectadores quem foi Maria Cecília. Ele lembra que demorou muitos anos para decidir o que fazer com o caderno de poesias da mãe que recebeu de presente do pai aos 16 anos.

“Era uma espécie de vespeiro emocional e esperei até sentir que não era mais tão perigoso, que as picadas haviam se cicatrizado. O teatro é lugar da cerimônia, é o meu lugar. Fiz o meu festejo fúnebre e a minha celebração como num ritual japonês colorido”, explica.

Moldando o afeto, a dor, a beleza e tantos sentimentos, “Processo de Conscerto do Desejo” faz com que a presença de Maria Cecília seja transformadora e tocante.

“Não sou nada místico, mas é um pequeno milagre porque ela vive todas as noites ao meu modo. É uma experiência que transformou o meu pesar e me mostrou a beleza de ser quem sou, apesar de não ter conhecido essa grande mãe. Faço esse espetáculo com uma imensa alegria”, conta Nachtergaele.

Foto: Leo Aversa

Serviço

Local: Theatro D. Pedro, na Praça dos Expedicionários s/n, Centro

Data: dia 9 de setembro (sábado), às 20h

Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia-entrada)

Classificação: 16 anos

Informações: 2235-3833

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).