Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Política

PL que concederá benefícios fiscais para a regularização de imóveis é encaminhado à Câmara

A prefeitura de Petrópolis encaminhou à Câmara, um projeto de lei que cria o programa de Mais Valia. O objetivo é legalizar a situação de imóveis, concedendo aos proprietários incentivo fiscal, como isenção de despesas com IPTU, taxa de limpeza pública, imposto sobre serviços e demais penalidades incidentes sobre a legalização de obras já executadas e comprovadamente existes, e ao mesmo tempo aumentar futuramente a arrecadação de IPTU no município. Após o prazo – que pode ser de um ano, no máximo, a fiscalização será intensificada coibindo obras não autorizadas.

De acordo com o projeto, consideram-se concluídas as obras que apresentarem, no mínimo, paredes, pisos, tetos e cobertura já executados em condições de habitabilidade, independentes da conclusão de acabamentos. Para garantir os benefícios da lei, o proprietário deverá apresentar o requerimento e apresentar documentos junto à Secretaria de Fazenda. O requerimento deverá ser apresentado no prazo de 180 dias a contar da data de publicação da lei, que é prorrogável por igual período mediante decreto.

“A Lei da Mais Valia permitirá que aquela família que fez uma obra para ampliar sua casa e não apresentou a documentação necessária ao município, regularize a situação junto à Secretaria de Fazenda. É um projeto que beneficia os proprietários dos imóveis, que passarão a ter a documentação em dia, e também favorecerão o município, que com a regularização terá um aumento de arrecadação, já que após a legalização o IPTU passará a ser recolhido”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

O projeto de Lei que dispõe sobre a regularização das obras já concluídas sem a devida licença e edificadas em desacordo com a legislação do município direcionará, ainda, a avaliação de mais de 3 mil processos para regularização de imóveis, que foram protocolados e ainda estão pendentes na Secretaria de Fazenda.

Em seu artigo 1º a Lei determina que as obras executadas comprovadamente existentes, que tiverem sido concluídas até a data da publicação da lei e possuam parâmetros e usos diferentes ao disposto na legislação vigente poderão ser legalizadas desde que o interesse público não exija ou justifique adequação ou demolição.

“O texto da lei foi cuidadosamente elaborado para atender aos interesses do município, mas principalmente para ajudar o cidadão a regularizar a sua situação. Este projeto será uma oportunidade para que os proprietários de imóveis se adequem à legislação e iniciem a regularização da situação fiscal junto ao município. Desta forma ele terá toda a documentação do imóvel em dia”, destacou o secretário de Fazenda, Heitor Maciel Pereira.

Para entrar em vigor, o projeto de autoria do executivo deve ser aprovado na Câmara, onde foi protocolado nesta última quarta-feira (16).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).