Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Festa Literária da Serra Imperial: Centro de Cultura Raul de Leoni recebe exposição e mesa redonda sobre Machado de Assis

Na próxima semana tem início a Festa Literária da Serra Imperial, cuja programação também acontece no Centro de Cultura Raul de Leoni, em comemoração aos 40 anos de sua fundação. O espaço vai receber uma exposição sobre Machado de Assis e sua relação com a Cidade Imperial – presente em algumas de suas obras – que também será tema de uma mesa redonda no dia 1º de setembro. Homenageado desta edição, que celebra ainda os 120 anos da Academia Brasileira de Letras, a mostra envolvendo Machado de Assis ficará em cartaz de 31 de agosto até 30 de setembro.

Na exposição A Serra Imperial de Machado de Assis e seus melhores poemas, o público vai conferir 15 fotografias de Petrópolis – que fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional – associadas às poesias do grande escritor. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras em 1897 – instituição a qual presidiu até sua morte em 1908 – Machado de Assis teve seus primeiros artigos publicados no jornal Parahyba, o primeiro impresso de Petrópolis – em circulação entre 1857 e 1859.

“A curadoria da exposição passa pelo período de vida de Machado de Assis. Por meio das imagens e os fragmentos poéticos correspondentes, é como se Machado caminhasse por uma Petrópolis a seu tempo. A exposição estará ornamentada com ipês, que são muito característicos em Petrópolis e são para ambientar os painéis com as imagens e textos”, explicou Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg, realizadora da Flisi.

A Cidade Imperial foi ambientada em alguns dos contos e em um romance do Bruxo do Cosme Velho, ainda que para alguns, sua estadia em Petrópolis nunca tenha sido, de fato, comprovada.

“Vir a Petrópolis era chique e glamoroso, por causa da corte e de d. Pedro, a quem ele tinha muito apreço. Machado de Assis esteve diversas vezes em Petrópolis, vindo de trem, segundo pesquisas de seus principais biógrafos. Ele conhecia muito Petrópolis e isso está nítido na ambientação das personagens em algumas de suas obras”, defende Marcelo Fernandes, professor de Literatura e Gerente do CCRL, que vai participar da mesa redonda com os professores Suzana Klôh e Leandro Rodrigues, que vai mediar o bate papo. O encontro será no dia 1º de setembro, às 18h, no Teatro Afonso Arinos.

A exposição A Serra Imperial de Machado de Assis e seus melhores poemas estará na Galeria Van Dijk e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h. Durante a Flisi, o público poderá participar das visitadas guiadas que vão acontecer nos dias 31 de agosto, às 15h; 1º e 2 de setembro, em dois horários, às 11h e 15h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).