Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

27 unidades de saúde contam com o Programa Municipal de Antitabagismo

Assumir o compromisso de parar de fumar é um desafio para muitas pessoas. Atualmente no município, há 27 unidades de saúde que oferecem tratamento a 113 usuários que desejam abandonar o vício. O Programa Municipal de Antitabagismo conta com reuniões de apoio, medicamentos e orientações totalmente gratuitas à população. Nesta terça-feira (29), no Dia Nacional de Combate ao Fumo, o município reitera a importância de se conscientizar sobre os malefícios do cigarro.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, o tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema e 25% das mortes por derrame cerebral. Para criar ações efetivas de prevenção e tratamento ao vício, o município está reformulando as ações do programa.

“Ao se trabalhar com promoção de saúde e ações de prevenção, nós precisamos ter dados consolidados para traçar nossas estratégias e, por isso, o Programa Antitabagismo está sendo reestruturado. Iremos capacitar as equipes de estratégia de saúde da família e, principalmente, das agentes de saúde para realizar a busca ativa desses usuários nos territórios, além de ampliar as ações de apoio em grande parte de nossas unidades de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Postos de Saúde da Família (PSF) realizarão ações nas salas de espera com mini palestras sobre os malefícios do cigarro. A encarregada do Programa Antitabagismo, Lilian Ottero, explica que das 113 pessoas assistidas no município, 62% resolveram parar de fumar ao final da 4ª sessão do grupo de apoio.

“As equipes foram orientadas a realizar as ações de conscientização por território. Muitos irão realizar mini palestras nas salas de espera e divulgar os grupos de apoio atuantes no município. Estes grupos são fundamentais para sensibilizar os fumantes para o tratamento, além de dar apoio na fase de manutenção e abstinência para evitar a recaída”, afirmou

Especialista alerta dos riscos do cigarro

Em apenas um cigarro há cerca de 4.720 substâncias tóxicas que trazem risco à saúde. Além das mais conhecidas, como nicotina e monóxido de carbono, a fumaça do cigarro contém substâncias radioativas como polônio 210 e cádmio (encontradas nas baterias dos carros) e podem provocar doenças gravíssimas cardiovasculares, respiratórias, além de causar vários tipos de câncer. O pneumologista do Programa Municipal de Antitabagismo José Henrique Castrioto de Cunto explicou que fumar eleva o risco de infarto e derrame cerebral. Entretanto, as pessoas sabem dos malefícios do cigarro, mas continuam fumando.

“O que observamos no consultório é que a maioria dos tabagistas são aquelas pessoas que fumam pouco e que não acreditam que já são dependentes. Eles usam o cigarro como uma válvula de escape, uma forma de trazer algum alívio à ansiedade e que na hora que eles quiserem vão conseguir parar de fumar. O problema é que a dependência já se estabeleceu e então muitos não conseguem abandonar o vício por conta própria”, avaliou o pneumologista.

Os atendimentos à população em geral ocorrem: 

  1. Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira

Rua Santos Dumont nº 100, centro – 22373616

  1. Centro de Saúde Jorge Ferreira Machado (Itamarati)

 Rua Bernardo Proença nº 32 – Itamarati – 2243-0845

  1. UBS Dr. LatufGibrail (Retiro) Av Barão do Rio Branco, (Próximo ao sacolão) Retiro – 2237-8614

Há 23 postos da Estratégia da Saúde da Família fazem atendimento para a população da área:

Alto da Serra; Bairro Castrioto; Carangola; Castelo São Manoel; Vila Felipe; São João Batista; Vale do Carangola; Vila Felipe; Vale das Videiras; Machado Fagundes; Estrada da Saudade; Fazenda Inglesa; Lajinha; Águas Lindas; Pedras Brancas; Santíssima Trindade; 24 de Maio; Caxambu; Comunidade 1º de Maio; Bonfim; Jardim Salvador; Thouzet; Vila Saúde; Boa Esperança; Bataillard.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).