Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Gastronomia

Parceria entre a iniciativa privada e poder público visa promover e consolidar polo gastronômico do Valparaíso

Nesta última segunda-feira (28), um grupo de proprietários de estabelecimentos gastronômicos do Valparaíso se reuniu com o prefeito Bernardo Rossi para debater medidas para garantir mais conforto, limpeza, praticidade e segurança na região. O objetivo é fomentar, promover e consolidar o polo gastronômico do bairro que é composto por 21 restaurantes e bares.

“É um polo que se criou sozinho, pela iniciativa dos empresários, mas deve ser chancelado pelo poder público para ser explorado como ele deve ser. Ele hoje é mais conhecido pelo morador, mas deve ser mais aproveitado pelo turista, pois está situado dentro do primeiro distrito, mais próximo ao Centro Histórico”, explicou o presidente do Legislativo, Paulo Igor, que promoveu o encontro.

Ações objetivas e concretas que não oneram o poder público foram elencadas pelos empresários como pontos importantes para melhoria do polo. Entre elas uma padronização e organização na coleta de lixo, com ampliação do horário, de maneira que atenda aos estabelecimentos sem prejudicar o atendimento aos clientes; uma sinalização específica e eficiente para direcionar os turistas que estão nos atrativos a chegarem ao polo gastronômico; e o reforço na segurança da região – com a inclusão do Valparaíso no roteiro da Ronda Turística – foram alguns itens debatidos no encontro.

“São ações que bastam boa vontade, sem grandes custos para o município. E são importantes para o polo que tem papel importante no município e no Turismo da cidade. Hoje, aos sábados, recebo um público de 80% de paulistas e o resto carioca. Se tenho 2% de petropolitano é muito. Por isso a necessidade dessas melhorias que são prioridade agora”, destacou o empresário Paulo Frey, proprietário de um pub no bairro fundado há 20 anos.

Para Marcelo Valente, à frente da TurisPetro, a consolidação do polo gastronômico do Valparaíso agrega ainda mais valor ao município, conhecido pela gastronomia de excelência.

“Em uma única região temos restaurantes que oferecem a diversidade da culinária para todos os gostos, com diferentes bares e restaurantes que mostram porque temos uma gastronomia tão conhecida. E para nós é essencial consolidar e divulgar esse roteiro que só contribui para o Turismo do município. Assim ampliamos ao nosso turista e visitante, mas também ao morador, a gama de opções que ele tem para degustar o melhor da gastronomia aqui mesmo”, frisou.

O encontro teve ainda a presença do vice-prefeito Baninho e do secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).