Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
História

Museu Imperial recebe cartas de d. Pedro II enviadas ao Czar Alexandre II

Em visita à cidade nesta última segunda-feira (4), o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão entregou as cartas de D. Pedro II enviadas ao Czar da Rússia Alexandre II, que foram doadas ao país pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

As correspondências que foram doadas têm um conteúdo singular. Quatro delas, de gabinete, foram remetidas ao conde de Trapani e aos cardeais Patrizi Befondi e Bilio, a última carta, particular e em francês, dirigida à Sully Prudhome, um poeta francês, membro da Academia Francesa da qual D. Pedro II fazia parte.

O diretor da instituição agradeceu a doação e complementou que as mesmas farão parte de uma exposição, ainda sem data marcada, e integrarão o acervo que já conta com 250.000 documentos. Posteriormente, as cartas ficarão disponibilizadas para consulta.

Na ocasião, Leonardo Randolfo, diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, apresentou ao ministro as prioridades da pasta municipal e pediu recursos para reformas importantes na Biblioteca Municipal Central e Centro de Cultura Raul de Leoni.

Randolfo falou sobre a necessidade de intervenções na terceira principal biblioteca do estado, a Biblioteca Municipal Central Gabriela Mistral – orçada em R$ 3 milhões, um pleito defendido logo no início da gestão – assim como no prédio que abriga o acervo literário, o Centro de Cultura Raul de Leoni.

“Reunimos um acervo de aproximadamente 150 mil volumes, com obras raras e acervo histórico com cerca de 900 mil documentos diversos. Esse patrimônio tem que ser preservado e parte deste trabalho está na conservação e atualização do acervo e do próprio espaço que o abriga. A obra prevê a recuperação de obras raras, a digitalização do acervo histórico e o recondicionamento das obras; além da reestruturação de todo o complexo; e também a modernização do sistema, além de material para a unidade”, explicou o diretor-presidente do IMCE.

Outro assunto debatido na reunião foi sobre o Sistema Municipal de Museus, o qual Petrópolis é pioneira sendo a única no estado e referência no país pela iniciativa.

“Conversamos sobre as primeiras ações do Sistema Municipal de Museus com vistas à implantação do Bilhete Único de Museus, o Passe Imperial. Uma ação que vai facilitar e estimular ainda mais o acesso às instituições museológicas por meio de um ingresso único que vai oferecer o máximo de benefício aos visitantes e turistas, com um roteiro amplo e diversificado do que a Cidade Imperial tem de melhor a oferecer”, pontuou Randolfo.

Para o Ministro da Cultura, o encontro foi bastante produtivo e ele garantiu empenho e incentivo do governo federal nas ações que visam o acesso e a democratização à Cultura em Petrópolis.

“Acho essa iniciativa do Passe Imperial bem bacana e temos que dar visibilidade a esse projeto. Petrópolis pode contar com o apoio do Ministério da Cultura nesse projeto e em outros, e vamos analisar sobre a questão da biblioteca e do Centro de Cultura”, disse o Ministro Sérgio de Sá Leitão.

O encontro contou com presença do vice-prefeito Baninho; do secretário de Gabinete, Renan Campos; do secretário de Administração, Marcos Von Seenhausen; da deputada federal Cristiane Brasil; do chefe de Gabinete do Secretário Geral da República, Moreira Franco, e membro da Comissão de Curadoria da Alvorada, Antônio Lessa; e do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araújo.

*Matéria atualizada em 8/9, às 00h30

Um Comentário

  1. A iniciativa do projeto DAMI de Digitalizar o acervo do nosso Museu é espetacular! A população deveria conhecer mais o projeto e a mídia divulgar ainda mais, pois existe muito a se conhecer nesse projeto.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).