Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Tecnologia

Supercomputador Santos Dumont corre o risco de ser desligado por falta de verba

Instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Quitandinha, o supercomputador Santos Dumont pode ser desligado no próximo mês por falta de recursos. Devido à crise financeira, o Governo Federal cortou 44% do orçamento da instituição.

“Devido ao corte de 44% no orçamento do LNCC, algumas medidas foram planejadas visando a redução dos gastos, dentre elas, o desligamento do Supercomputador. Este estudo foi enviado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e nos foi indicado que não tomássemos, por hora, nenhuma das ações e nem desligássemos o Supercomputador, pois o ministro e o secretário Executivo do Ministério estão empenhados em conseguir os recursos necessários junto aos Ministérios do Planejamento e Fazenda. Estamos enviando mensalmente o valor dos recursos que necessitamos para manter a instituição operacional no mês seguinte e até agora estamos sendo atendidos. A preocupação é que essas alocações de recursos poderão ser inviabilizadas se o orçamento do MCTIC não receber suplementação este mês da área econômica. A aprovação pelo Congresso do aumento do déficit público sinaliza uma possível solução”, explicou Wagner Léo, coordenador de TI da instituição.

supercomputadorHoje o supercomputador conta com 91 projetos de pesquisa em execução com 518 usuários, e uma taxa de utilização diária de 80% de sua capacidade. Caso ele seja desligado, todos estes projetos serão interrompidos, causando prejuízos no desenvolvimento destes trabalhos, que incluem pesquisas envolvendo doenças infecciosas, autoimunes, neurodegenerativas, entre outras.

Em nota, o MCTIC informou que atua junto aos Ministérios da Fazenda e do Planejamento pelo descontingenciamento de recursos, que afetaram os diferentes órgãos do Governo Federal. O órgão ressaltou ainda o papel da pesquisa e do investimento em ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país e que trabalha pela recuperação do orçamento total previsto para esse ano.

O ministério está dando prioridade a seus institutos (16 unidades de pesquisa e as 6 organizações sociais) e está acompanhando criteriosamente as atividades dos institutos de pesquisa de maneira a evitar que impactos significativos venham a ser observados.

Sobre o supercomputador

Instalado em 2015, o equipamento tem capacidade de realizar 1,1 quatrilhão (15 zeros) de operações de soma e subtração em um segundo, estando entre os 50 mais potentes do mundo.

O supercomputador é da empresa francesa Atos Bull e representa um investimento de R$ 60 milhões. O equipamento possibilita grandes avanços em pesquisas em diversas áreas, como energia, engenharia, química, meio ambiente, meteorologia, banco e mineração de dados, ciências biológicas e, principalmente, nanotecnologia.

Um Comentário

  1. sucatear tudo no pais essa é intenção dos governos que temos nos ultimos 13 anos , no brasil a miséria da lucro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).