Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

“Dia D” da Campanha de Multivacinação acontece em 15 unidades de saúde e na Fiocruz

Neste sábado (16) será realizado o “Dia D” da Campanha de Multivacinação que ocorrerá em 15 unidades de Saúde e na Fiocruz, de 8h30 às 17h. O município tem como prioridade atualizar a caderneta de vacinação para que crianças e adolescentes estejam protegidos precocemente contra doenças evitáveis a que eles possam estar sujeitos até a vida adulta.

Estarão disponíveis 12 tipos de vacinas para as crianças de 0 a 9 anos, entre elas – BCG, meningocócica, pneumocócica e Hepatite B e 7 vacinas para os adolescentes de 10 a 14 anos que poderão ser imunizados contra o HPV, dupla adulto, meningocócica, entre outras. A Secretaria de Saúde disponibilizará ainda, doses contra febre amarela para àqueles que ainda não se imunizaram contra a doença.

Aderindo pela primeira vez à campanha de Multivacinação, a Fiocruz promoverá um dia de atividades recreativas, oficinas e teatro no Palácio Itaboraí. O diretor da unidade, Felix Rosenberg explica que ações semelhantes já ocorreram em outras unidades da instituição.

palácio do itaboraí“O evento ‘Fiocruz para Você’ é realizado na sede central da Fiocruz em Manguinhos, assim como em várias sedes da Fiocruz em outros estados há muitos anos. Aproveita-se o dia da Multivacinação do Ministério da Saúde para fazer um grande evento que reúne a população do entorno para além de vacinar, fazer diversas atrações culturais para toda família. Este ano resolvemos aderir a esse evento tradicional da Fiocruz aqui na nossa sede em Petrópolis”, convida Rosenberg.

Além da vacinação, a programação do Fiocruz Pra Você contará com: oficinas de plantio com a equipe da Trilha do Arboreto, oficina de saúde bucal e de “Vida aromática – culinária e saúde”; teatro de fantoches; Cine-Itaboraí (exibição de vídeos produzidos pela Fiocruz); doação de livros pelo Projeto “Leia, doe e compartilhe”; troca de material reciclável e de óleo de cozinha usado por mudas; pintura facial, desenhos para colorir, cama elástica, piscina de bolinhas e futebol inflável; pipoca e algodão doce; distribuição de brindes; intervenções musicais de jovens instrumentistas da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí.

Especialistas alertam sobre a importância da atualização da caderneta de vacinação

Diariamente as doses estão disponíveis nas unidades com rotina de vacinação – Centro de Saúde, Coordenação de Epidemiologia, ao lado do Hospital Nelson de Sá Earp, Ambulatório Escola, Hospital Alcides Carneiro, além de três postos de saúde da família e 7 unidades básicas de Saúde de 9h às 17h –  com intervalo de 1h de almoço. Nas UBS do Retiro, Quitandinha e Itamarati a população pode se vacinar até às 19h30.

A coordenadora de Epidemiologia, Alessandra Cardoso, explica que a imunização para os adolescentes vem sendo trabalhada nas escolas e unidades de saúde. Os adolescentes serão vacinados contra hepatite B, dupla adulto (evita difteria e tétano), tríplice viral SCR – protege contra sarampo, caxumba e rubéola, além da Meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 13 anos. Mas há ainda a meta de imunizar 18 mil adolescentes contra HPV.

“Atualmente há 1.646 meninas e meninos protegidos contra o vírus precisamos aumentar esse número e esperamos que os pais levem os filhos para se vacinar. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. Devem ser vacinados: meninas dos 9 aos 14 anos e os meninos dos 11 aos 14 anos, em ambos os casos, o esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses então é preciso que os pais levem a caderneta de vacinação no dia para saber se já está no período de tomar a segunda dose”, orienta a coordenadora de Epidemiologia, Alessandra Cardoso.

 A pediatra e encarregada do Programa Saúde da Criança e Adolescente, Flávia Marzullo, alerta os pais quanto à temporada de cataporas que tem maior incidência na primavera, por conta disso, é preciso receber com uma semana de antecedência a vacina de varicela.

 “A vacinação é o meio mais fácil e eficaz de prevenir doenças, algumas delas também oferecem a proteção passiva por eliminar a circulação do vírus. Estamos nos aproximando ao período de surgimento de casos de catapora, então, ao se vacinar uma semana depois a criança está protegida contra a doença. Esse é o momento de sensibilizar os pais a colocar em dia o esquema vacinal dos seus filhos”, avaliou.

Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação para o Dia D:
*Atendimento de 8h30 às 17h – com intervalo de 1 hora de almoço

Foto: Marcello Santos

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).