Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda cultural

Palácio Rio Negro recebe evento de gaitas de foles e percussão escocesa

No próximo domingo (8), o Palácio Rio Negro será palco da 2ª edição do Rio Piping Hot, das 11h às 16h, que é um evento de gaitas de foles e percussão escocesa. A primeira edição de 2015 reuniu cerca de 100 músicos de bandas do Rio de Janeiro e São Paulo. Este ano será um formato diferente, que vai contar com um recital solo de gaiteiros e uma apresentação em conjunto ao final. A entrada é gratuita.

Participam do evento, as bandas: dos Fuzileiros Navais – RJ; do Batalhão da Guarda Presidencial – Brasília; Brazilian Piper – São Gonçalo; Wolney Aguiar – Petrópolis e Brasil Caledonia Pipe Band – SP, sendo esta última a organizadora do evento.

O evento é idealizado por músicos brasileiros especializados em Piping Music (música tradicional escocesa), uma vertente cultural quase inexplorada em terras tropicais, que se inicia em 1951, com a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) – pioneira em utilizar gaitas de foles escocesas no país, incorporando à sua formação musical um naipe desses instrumentos, o que despertou interesse também no meio civil de bandas e fanfarras.

Desde então, o fascínio e a curiosidade do brasileiro por esse gênero musical aumentou, dando origem a diversos grupos musicais com esses instrumentos e, por fim, a autênticas pipe bands, ao longo dos anos 1990 e 2000.

O RPH é uma oportunidade para o público brasileiro entrar em contato com o universo da piping music, contando com solistas que são referência na América do Sul, assim como o convidado internacional, o canadense Ken Eller, gaiteiro com quarenta anos de experiência em grade one, ex-integrante de duas famosas bandas, 78th Frasers Highlanders e clan McFarlane Pipe Band, com as quais venceu por 15 vezes o campeonato norte-americano, além de nome mundialmente reconhecido no cenário de bandas escocesas.

 *Matéria atualizada às 17h26

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).