Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Circuitos de coros e de bandas animam o fim de semana em Petrópolis

Canto coral e bandas marciais: duas tradições marcantes de Petrópolis estarão neste fim de semana em diversos espaços do município com os circuitos culturais do Instituto Municipal de Cultura e Esportes. Neste sábado (7), o Circuito Imperial de Coros estará excepcionalmente em outro palco, na Igreja Luterana com o Dó Ré Mi, às 18h.

O templo cristão mais antigo de Petrópolis, a Igreja Luterana vai receber no sábado o Dó Ré Mi em sua versão tradicional, resgatando às origens do grupo criado em 2002 pelo maestro Leonardo Randolfo – a frente do IMCE. Com um trabalho desenvolvido nos últimos anos em formato performático, o Dó Ré Mi promete surpreender o público com uma apresentação clássica e um repertório mesclando música gospel, peças de Villa-Lobos, César-Franck, entre outros compositores.

Já no domingo (8) tem Circuito Imperial de Bandas, às 11h, na Praça Pasteur e Dom Pedro. As atrações são a Banda Marcial Professora Leila de Souza Castro e Banda 1º de Setembro, respectivamente.

Na Praça Pasteur, na Castelânea, a protagonista será a Banda Marcial Professora Leila de Souza Castro. A banda foi fundada em 1984, pelo professor Amadeu Guimarães, responsável por inserir as primeiras noções de música para os alunos da Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória. Na mesma época, a escola recebeu a doação de alguns instrumentos musicais da professora Maria do Carmo Gomes e assim nasceu a banda.

Por anos o grupo levou o nome de Banda Marcial Professor Amadeu Guimarães, mas desde 2013 é chamada de Banda Marcial Professora Leila de Souza Castro em homenagem à diretora que esteve à frente da escola por 33 anos. Criada com o principal objetivo de participar dos desfiles cívicos realizados no Alto da Serra e nas Olimpíadas da escola, hoje a banda – que tem 35 componentes – também integra o Circuito Imperial de Bandas.

Já no Centro Histórico, na Praça Dom Pedro, o som será da Banda 1º de Setembro, com 107 anos de existência. Fundada por funcionários da Fábrica de Tecidos da Companhia Petropolitana, a Banda do Clube Musical 1° de Setembro é reconhecida como Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal. Tendo a frente como Presidente e Regente o Professor Balthazar Ferreira Caboclo, a banda é composta por 30 músicos. Vencedora, em 2011, do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura na categoria especial, a banda reúne em sua trajetória prêmios e uma série de eventos e festividades, dentro e fora da cidade. Mas neste domingo é a Cidade Imperial seu palco principal, às 11h na Praça Dom Pedro.

Foto: Andressa Canejo

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).