Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
História

Arquivo Histórico de Petrópolis divulga curiosidades e documentos em página na Internet

Fatos e curiosidades registrados em cerca de 900 mil documentos que reúnem certidões de óbito, jornais, plantas de imóveis, entre outros, incluindo pedidos dos mais variados, engraçados e até inusitados, como para extração de dentes, lavar roupa na beira do rio e também para andar de bicicleta na rua. São informações documentadas que formam o Arquivo Histórico de Petrópolis, que agora ganhou lugar no mundo virtual com uma página do Facebook. O público vai ver publicações das curiosidades encontradas no acervo, que pertence à Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral.

Nas sete toneladas de papel do acervo, o público encontra jornais desde 1851; certidões de óbito de 1889 a 1968; livros de sepulturas; processos administrativos desde 1889; livros de imposto predial e de imposto de indústria e profissionais; plantas de imóveis; Diário Oficial do Município; livros de atos, decretos, leis e ofício municipais; além de um acervo de fotografias, CDs, DVDs, mapas e plantas. Periodicamente esses recortes, imagens e fatos, alguns bem inusitados, são postados na rede social. São 40 anos reunindo a história e memória de Petrópolis desde a colonização.

A ideia é que as pessoas conheçam o conteúdo que existe no Arquivo Histórico, mas também possam trocar informações de algum novo documento que também possa integrar o acervo.

“A página foi criada com objetivo de mostrar para as pessoas o valor quem tem o arquivo. Levar ao público parte do arquivo. Passei minha vida aqui fazendo a leitura de toda essa documentação. E fui encontrando nesse processo todas essas curiosidades e até coisas importantes e até engraçadas, como os casos de polícia. E me perguntavam porque não colocar isso na internet e criamos a página no Facebook para divulgar mais essa riqueza que temos”, conta a chefe do Arquivo Histórico desde 1992, Mariza Gomes, que há 32 anos se dedica à Biblioteca Municipal.

Quem quiser visitar o Arquivo Histórico de Petrópolis, que fica na Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral no Centro de Cultura Raul de Leoni, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. A entrada é gratuita. Para seguir a página no Facebook, basta acessar www.facebook.com/ArquivoHistoricodePetropolis/.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).