Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Agendamento de consultas na UBS Retiro passa a ser semanal para acabar com filas

O agendamento de consultas na UBS do Retiro agora é feito quatro vezes por mês, ao invés de apenas uma. São 600 pessoas que utilizam a UBS por mês e nestes primeiros 15 dias de testes, 200 pessoas procuraram o posto e agendaram suas consultas, sem filas e sem precisar estar de madrugada aguardando vaga.

A meta é estender o novo sistema de marcação de consultas para toda a rede. A iniciativa começou em fase de testes há duas semanas, com 120 vagas ofertadas (por semana) para que o paciente seja agendado todas às terças-feiras para atendimentos de quarta a sexta-feira ou até a semana seguinte. Na unidade há cinco médicos clínicos e três pediatras com atendimento até o terceiro turno – de 7h30 às 20h.

A expectativa da Secretaria da Saúde é que a implantação seja ampliada a curto prazo em todas as unidades de saúde. “Nossa meta é acabar com as filas. Iniciamos pela UBS do Retiro que é uma unidade que concentra um grande número de atendimentos mensalmente e observamos que por ser mensal, além do problema com as filas, havia o problema das faltas às consultas. Agora é semanal, o paciente vem aqui às terças e já é agendado até na mesma semana”, explica Silmar Fortes, secretário de Saúde.

A enfermeira da UBS Retiro, Natasha Pereira da Silva anuncia que em novembro será criado um grupo de hiperdia – portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes.

“O que observamos durante o acolhimento nestas duas semanas de testes é que a grande maioria dos pacientes são hipertensos ou diabéticos ou com ambas as doenças. Então estamos criando um grupo de apoio que será lançado mês que vem para proporcionar o acompanhamento a esses pacientes, atividades em grupos, orientações sobre o controle das doenças, entre outras atividades”, anunciou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).