Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Corais dos Canarinhos e Orquestra Filarmônica de Petrópolis participam de concerto no Dia de Finados

Nesta quinta-feira (2), Dia de Finados, o Coral dos Canarinhos, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e a Orquestra Filarmônica de Petrópolis marcam a data em um concerto na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, às 16h. O evento tem apoio da Casa de Repouso Despertar.

Ao todo, serão 44 vozes, sendo dois solistas, com a apresentação de “Stabat Mater”, de Giovanni Battista Pergolesi.

“Pretendemos fazer desta data, quando os entes queridos são lembrados pelos familiares, uma tradição musical. Esperamos que a igreja esteja lotada para assistir esta obra maravilhosa de Pergolesi, que fala das dores da Mãe Maria ante a crucificação de seu filho Jesus. Sem dúvida, uma obra que vale a pena assistir pela sua grandiosidade, com perfeição de escrita e de expressividade”, comenta o maestro Marco Aurélio Lischt.

Dia de Finados

O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo de Cluny. Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data se popularizou em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.

Apesar do processo de secularização que o mundo ocidental tem passado, desde a entrada da Modernidade, o dia 02 de novembro ainda é identificado como sendo um dia específico para rezar pelos mortos. Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem rituais mais tradicionais, como orações.

Serviço

Data: 02 de novembro
Horário: 16h
Local: Igreja do Sagrado Coração de Jesus – Rua Montecaseros, Nº 95, Centro de Petrópolis
Entrada: Gratuita

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).