Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

Novembro azul: médicos promovem palestras gratuitas sobre câncer de próstata nesta sexta

Nesta sexta-feira (10), os urologistas Leonardo Figueiredo, Michael Cerqueira e Demóstenes Apostolides promovem palestras com orientações sobre o câncer de próstata, formas de rastreio e tratamento da doença. O encontro em benefício à saúde do homem acontece no auditório do Hospital Beneficência Portuguesa – SMH, a partir das 10h, e é aberto ao público.

A blogueira Day Sant´Anna estará presente no encontro, com o intuito de apoiar o evento e levar aos pacientes que seguem as redes sociais do Blog Viver Eu Quero mais informações sobre a doença.

“’Quais são os sinais do câncer de próstata?’, ‘Quais são as formas de rastreamento?’, ‘ Existe um grupo de risco para a doença’ ou ‘Somente um câncer leva ao aumento da próstata?’ são perguntas que ouvimos com frequência no blog, o que demonstra que os pacientes ainda têm muitas dúvidas a respeito do tema. Portanto, acho que a iniciativa desses médicos de disseminar informações e conhecimento sobre o assunto, através de palestras gratuitas, é um ato louvável. A informação tem o poder de transformar e até mesmo salvar a vida de muitas pessoas”, conclui a influenciadora digital.

Novembro é o mês de conscientização sobre o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens, o de próstata, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em Petrópolis há 252 homens em tratamento no Centro de Terapia Oncológica (CTO), destes, 49 não são moradores do município.

Município inicia ações preventivas do Programa Saúde do Homem

A prefeitura assumiu o desafio de implantar o Programa Saúde do Homem nas unidades do município. A iniciativa vem reforçar a importância do exame anual de próstata a fim de promover o diagnóstico precoce de câncer como também da cultura da realização dos exames de rotina. Os homens também precisam ficar atentos às doenças cardíacas, urológicas, sexualmente transmissíveis além do controle da pressão arterial, diabetes, entre outras.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, afirma que a Atenção Básica atuará no processo de busca ativa destes homens junto às comunidades para que eles busquem atendimento nas unidades de saúde mais próxima de suas residências. A fim de atrair o público masculino, nesta quinta-feira, às 8h30, ocorre uma palestra no PSF da Posse e, no dia 21 de novembro, às 13h30 outra atividade na academia de Saúde de Itaipava.

“É uma questão de mudança de hábitos, o homem culturalmente não procura as unidades de saúde para as ações preventivas de rotina. Precisamos reforçar desde cedo a importância dos exames regulares e assim teremos a possibilidade de tratar as doenças desde o início e não em seu agravamento de quadro”, alerta Silmar.

Adoção de hábitos saudáveis e exames em dia auxiliam na prevenção da doença

O exame de próstata é indicado para homens a partir dos 50 anos e é realizado por um médico especializado no procedimento. Mas quando há histórico na família, o exame deve ser feito a partir dos 45 anos. No entanto, quando o paciente já teve câncer da próstata ou diagnóstico de hiperplasia benigna prostática, o exame de prevenção deve ser feito anualmente, independentemente da idade. Em casos cirúrgicos, o paciente é encaminhado ao Hospital Alcides Carneiro que realizou neste ano 535 cirurgias urológicas, sendo 68 ontológicas, além de 1.072 consultas de pré-operatório.

Para garantir a prevenção da doença ou um diagnóstico precoce é preciso, além de realizar o exame anualmente, adotar hábitos mais saudáveis, como não fumar, manter uma atividade física regular e alimentação saudável. O aposentado, Valter Gomide, 65 anos, segue a risca a recomendação médica e garante os bons resultados.

“Faço anualmente o exame de toque, não precisa ter medo e nem preconceito, isso é uma questão de saúde. Eu não fumo, me alimento de forma saudável, pratico atividade física diariamente, não me automedico e sempre vou ao médico com regularidade e meus resultados de exames são excelentes. O meu conselho é que os homens passem a adotar desde jovem essa rotina de ir ao posto e realizar as consultas e exames necessários”, disse.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).