Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada nesta semana

No dia 14 de novembro acontece o lançamento estadual da Campanha Papai Noel dos Correios 2017. No Rio de Janeiro, o período de adoção das cartinhas irá até o dia 30 de novembro. Quem adotar uma cartinha, deverá entregar o presente no mesmo local onde realizou a adoção até 5 de dezembro. Os interessados em adotar uma das cartinhas do Papai Noel dos Correios poderão encontrá-las em 108 pontos de apadrinhamento localizados em agências de correio de 79 municípios do estado do Rio, como a agência em Petrópolis, na Rua do Imperador.

Como resultado da iniciativa dos próprios empregados, a campanha se consolidou, ao longo dos últimos 28 anos, como uma das maiores campanhas natalinas e uma das principais ações de responsabilidade social dos Correios e de todo o país.

Somente nos últimos três anos, foram recebidas mais de 2,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios em todo o Brasil. O objetivo principal da ação é responder às cartas das crianças que escrevem ao bom velhinho e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A campanha contempla, além das cartas das crianças da sociedade que escrevem diretamente ao Papai Noel, também aquelas de estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.

“No ano passado, a campanha estava presente em 24 municípios do estado do Rio e contava com 40 pontos de adoção. Este ano, o Papai Noel dos Correios estará em 79 municípios do Rio e vai contar com 108 pontos de adoção em todo o estado, quase o triplo do ano passado. Também ampliamos nossa meta para o projeto. Em 2016, 12 mil crianças tiveram suas cartinhas adotadas no estado do Rio. Em 2017 queremos chegar a 28 mil crianças. Para isso, contaremos com a ajuda de todos que puderem adotar uma cartinha”, diz o superintendente dos Correios do Rio Janeiro, Cleber Isaias Machado.

Como funciona a campanha

A adoção na campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas na casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa.

Os presentes são recebidos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita no próprio fluxo postal. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

As datas da campanha podem variar em cada Estado. Todas as informações sobre o Papai Noel dos Correios 2017 poderão ser obtidas no hotsite, no endereço http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

Quem pode enviar uma cartinha para o Papai Noel dos Correios e qual o critério?

Todas as cartas que são escritas através das escolas públicas, em parceria com a Secretaria de Educação, já chegam para os Correios atendendo aos critérios, pois as participações das crianças já são feitas dentro das orientações passadas para as escolas.

Já as cartinhas da sociedade, que são aquelas em que qualquer criança pode ir até uma agência ou caixa de coleta dos Correios e deixar uma cartinha endereçada ao Papai Noel, devem atender aos seguintes critérios:

– As cartas devem ser destinadas ao Papai Noel;

– A carta precisa ter indicação do remetente, contendo nome completo, e endereço completo (nome da rua, número da casa/prédio, bairro e CEP);

– Há possibilidade de indicação de endereço alternativo (residência de algum parente ou amigo), caso essa opção facilite o recebimento.

– Deve ter indicação da idade da criança. Serão aceitas cartinhas de crianças de 0 a 10 anos. Pessoas com necessidades especiais não possuem limite de idade.

– Para as crianças que ainda não sabem escrever, um responsável pode escrever e indicar os dados da criança;

– As cartas devem solicitar, preferencialmente, brinquedos, roupas, calçados e material escolar.

79 Municípios do estado do Rio que contam com pontos de adoção de cartinhas

Angra dos Reis, Aperibe, Araruama, Areal, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duque de Caxias, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Itaperuna, Itatiaia, Laje do Muriaé, Macaé, Macuco, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Porciúncula, Porto Real, Queimados, Quiçamã, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São João da Barra, São João de Meriti, São José de Ubá, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Tanguá, Teresópolis, Trajano de Moraes, Três Rios, Valença, Varre-Sai, Vassouras, Volta Redonda.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).