Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

Cirurgia urológica inédita na Região Serrana é realizada no Hospital Alcides Carneiro

Na última semana, o Hospital Alcides Carneiro realizou a nucleação endoscópica da próstata com laser, um modelo de cirurgia urológica inédito na Região Serrana. Dois pacientes foram operados com sucesso com a nova técnica. O procedimento minimamente invasivo é realizado por meio de um aparelho endoscópico e um bisturi a laser que reduz os impactos de uma cirurgia aberta, além diminuir o risco de infecção e de dias de internação. A técnica proporciona ainda um pós-operatório mais rápido e com qualidade de vida para o paciente.

Explorando todo potencial cirúrgico da unidade, a expectativa é que com a nova técnica o município consiga acelerar o atendimento da demanda pelas cirurgias. Neste ano, o hospital realizou535 cirurgias urológicas, sendo 68 oncológicas, além de 1.072 consultas de pré-operatório.

O urologista Pedro Gabrich explica que a nova técnica chegou ao Brasil há poucos anos e é considerada pelos profissionais como a primeira escolha de tratamento cirúrgico em homens em doenças da próstata, tumores urológicos e principalmente câncer de bexiga. O médico alerta que os homens precisam ficar atentos e buscar atendimento sempre que apresentarem dificuldades para urinar, dores ou sensação incômoda na bexiga após urinar.

“A cirurgia é regrada em seu plano cirúrgico, progredindo centímetro a centímetro, cortando e cauterizando os inúmeros vasos. Por esta razão, o sangramento no pós-operatório desta cirurgia de próstata é raro e muito diferente do que se observa quando os pacientes são submetidos a técnica convencional. Hoje em dia é possível dar alta para os pacientes, em alguns casos, já no dia seguinte da cirurgia, sem sonda uretral, podendo o paciente urinar espontaneamente”, comenta o urologista.

Saúde do homem: 90% dos casos de problemas na próstata são diagnosticados nas salas de urgência

No início do mês de novembro foi lançado o programa Saúde do Homem a fim de conscientizar o público masculino a buscar as unidades de saúde para realização de exames de rotina e cuidados preventivos. Em 90% dos casos, o homem só busca uma unidade de Saúde quando já está doente ou com algum quadro de infecção agravado.

O exame de próstata é indicado para homens a partir dos 50 anos e é realizado por um médico especializado no procedimento. Mas quando há histórico na família, o exame deve ser feito a partir dos 45 anos. No entanto, quando o paciente já teve câncer da próstata ou diagnóstico de hiperplasia benigna prostática, o exame de prevenção deve ser feito anualmente, independentemente da idade.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).