Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Educação

Faculdades comemoram avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) com nota 4

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, divulgou no último dia 27, o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade das instituições de ensino superior, referente ao ano de 2016. A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) e a Universidade Estácio de Sá comemoram a pontuação de nota 4 no IGC.

As notas de avaliação do Inep/MEC variam entre 1 (mínima) e 5 (máxima), apontando o desempenho das instituições de ensino superior de todo o país. O IGC avalia universidades, faculdades e centros de estudo. Entre as universidades, 12 obtiveram a nota máxima no indicador e todas são instituições públicas de ensino. No Rio de Janeiro, apenas 4,8% das instituições alcançaram o conceito 5.

“Mais uma vez, a Fase encontra-se entre as melhores instituições de ensino superior na avaliação do MEC, com o IGC 4, pontuação que mantém desde 2012. Isso só comprova a qualidade dos cursos ofertados pela faculdade, fruto do trabalho em equipe de professores, alunos e funcionários, que participam de forma ativa e positiva dos processos de avaliação dos cursos da Fase. Esse resultado nos mantém no mesmo patamar de instituições como a PUC-Rio, a UFF e a Uerj”, ressalta Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora da Fase. Em Petrópolis, a Fase é a única instituição de ensino superior avaliada com Conceito Institucional máximo pelo MEC, nota 5, desde 2009.

“A partir de mais este resultado, a Estácio demonstra o sucesso de seu modelo de ensino, que foi desenvolvido para atender nosso aluno, que é nossa maior prioridade, tendo em vista a missão de educar para transformar”, afirma Patrícia Bach, diretora da Estácio em Petrópolis.

O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, logo após a divulgação dos resultados do desempenho das instituições de ensino no Enade. O instrumento é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

2 Comentários

  1. Parabenizamos o Pedro pela medalha olímpica em matemática!
    Informamos que o Colégio estadual Dom Pedro II, (cenip), tem a honra de ter 11 medalhistas na I Olimpíada Estadual de Química. Duas das quais são de Primeiros colocados, na modalidade Ensino Médio: Ouro para aluna Isabela do primeiro ano, e para o aluno Landerson do segundo ano,
    e mais 9 medalhistas , prata e bronze.
    A entraga dos prêmios será no sábado 09/12 em Cerimônia no Colégio Militar do Maracanã no Rio de Janeiro.
    Gostaríamos de pedir para a equipe de reportagem para divulgar mostrando os esforços de jovens estudantes de Petrópolis.
    Para maiores esclarecimentos/ informações contactar a direção do Colégio.
    Agradeçemos a atenção e excelente trabalho de informações que vocês prestam para a nossa cidade!

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).