Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Câmara discute possível utilização de rinque do Marowill para o hóquei sobre patins

Na última semana, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Igor, recebeu representantes que promovem o resgate do hóquei sobre patins, desporto praticado ativamente na cidade durante décadas. No encontro foram abordados temas como a realização de uma exposição sobre a história da modalidade em Petrópolis, a criação de um museu dedicado ao esporte e a possível utilização de rinque do Marowill para a prática desportiva.

Para o vereador Paulo Igor, a recuperação do rinque do Marowill seria mais uma opção para o envolvimento da população com o esporte.

“O hóquei sobre patins sempre teve destaque no município, com diversas equipes campeãs. Soma-se a isso o incentivo direcionado a meninos e meninas para a prática de uma atividade esportiva. Toda ação que tenha como vetor a proposta de valorizar o esporte tem o meu total apoio. Vamos trabalhar para concretizar as ideias que foram relacionadas durante a reunião”, comentou Paulo Igor.

O secretário da Turispetro, Marcelo Valente, enxerga na revitalização do hóquei mais uma opção turística e cultural para a cidade. “A prática do hóquei sobre patins em Petrópolis está ligada ao viés histórico. A criação de um museu sobre o esporte nos proporcionaria mais uma frente para atrair turistas e dividendos para a cidade”, salienta.

De acordo com o empresário Hélio Santos, um dos mais ativos propagadores e defensores da modalidade no município, esse seria um modo de avivar uma parte da história da cidade.

“Por intermédio deste esporte Petrópolis figurou por diversas vezes na mídia nacional de forma positiva. As equipes oriundas daqui sempre foram respeitadas e seus profissionais valorizados. Espero poder ver o hóquei sobre patins, e a patinação em geral, retornar para o Rink Marowil que sempre foi o local de referência para os amantes deste desporto”, atesta.

Outro baluarte do hóquei sobre patins na cidade, o advogado e empresário do ramo imobiliário, Moacir Miranda, disse que “a patinação e a prática do hóquei  podem gerar frutos para o esporte e turismo, com sua divulgação fora das divisas do município. A bandeira do hóquei se resguarda na história de Petrópolis”.

Ricardo Bouchardt, treinador da modalidade, também aponta os benefícios da prática do hóquei e lembra que “recentemente fomos campeões em diversas categorias, com os times treinando e atuando pela Casa de Portugal”. O jogador Bruno Carvalho, que pratica o esporte desde 1991, está otimista com a possibilidade de o esporte voltar a ser protagonista na cidade. “Seria muito bom e espero que todas essas ações possam reavivar o hóquei sobre patins”.

Prática do esporte na cidade tem início na década de 30

A prática do hóquei sobre patins na cidade tem seus primeiros registros no início da década de 30, no rinque da Praça Rui Barbosa. Até o ano de 1945 os jogos eram realizados de forma avulsa, promovidos por pequenos clubes. Mas no dia 5 de maio do mesmo ano, um combinado carioca sobe a serra e perde para o combinado petropolitano por um placar de 13×1, fato que fortalece a prática do esporte no município.

Em agosto de 45, o rinque do Quitandinha é inaugurado e diversas partidas são realizadas no novo espaço, com a disputa do primeiro torneio interclubes, vencido pelo Real Hóquei Clube. Ainda em 1945, duas agremiações que seriam referências do esporte na cidade são fundadas. No dia 2 de fevereiro, o Atlântico e o Mocidade Hóquei Clube são fundados no mesmo dia. Em 1947 começa a ser disputado o campeonato da cidade. Em dez anos, o Mocidade vence por sete vezes, o Atlântico duas vezes e o Serrano uma vez. Recentemente, o trabalho realizado no Esporte Clube Corrêas garantiu títulos nacionais em diversas categorias e neste ano a Casa de Portugal de Petrópolis ganhou os títulos nacionais da categoria sub-20 masculino e feminino.

Foto: imagem ilustrativa

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).