Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Alunos do Cenip conquistam medalhas na Olimpíada de Química do Rio de Janeiro

Apesar da familiaridade com a disciplina – já que o Colégio Estadual Dom Pedro II oferece Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Química –, o resultado da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) deixou a comunidade escolar orgulhosa pela conquista. Competindo com 1,2 mil estudantes, 11 alunos do Cenip obtiveram duas medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze, além de menções honrosas. Ao todo, 27 estudantes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) foram premiados na competição.

Tradição na cidade imperial, a equipe de educadores do C.E. Dom Pedro II trabalha desconstruindo a ideia de que a disciplina de Química é um bicho de sete cabeças. A estudante Isabella Pinter Custódio de Souza, 16 anos, da 1ª série do Ensino Médio, foi medalhista na categoria ouro. Ela gostou da experiência e quer repetir. A jovem destaca a importância do aprendizado de Química. “Tem que estudar, pois é bom entender que a Química está em nosso cotidiano e pode facilitar muita coisa. Recentemente, tivemos uma feira na escola sobre isso. Foi possível entender coisas simples, por exemplo, como tirar manchas de tecidos”, comenta.

A diretora da escola, Andrea Nunes Constâncio, considera que esses resultados vão além das medalhas. “Essas conquistas são motivos de alegria para nós, educadores, e um incentivo para que todos os estudantes da unidade superem dificuldades e vençam desafios”, diz.

Os demais medalhistas do C.E. Dom Pedro II, alunos dos professores Márcia Bandeira e Thiago,  são: Anna Clara Teixeira Candido, Éden Eduardo dos Santos Silva, Elian Filipe Francisco da Silva Esmael, Landerson Matheus Barbosa Pereira, Lucas Philadelpho Lechthaler da Silva, Marlus Augusto Damasceno Paz, Matheus Oliveira Muller, Maureille da Silva Messias, Pedro Fernando Almeida Lima Iack e Thábata de Paula Gomes.

Além do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Química, a quase centenária escola estadual petropolitana também oferece o Técnico em Áudio e Vídeo, Ensino Médio Regular e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Oito escolas da rede estadual, além do C.E. Dom Pedro II, também conquistaram medalhas na Olimpíada de Química: a Escola Estadual Embaixador Raul Fernandes, em Duque de Caxias; o C.E. Brigadeiro Castrioto, em Niterói; o C.E. Baltazar Carneiro, em Cardoso Moreira; os C.E. Marieta Cunha da Silva e o C.E. Professor Joel de Oliveira, no Rio de Janeiro; o Ciep168 Ilda Silveira Rodrigues, em Nova Iguaçu; o Colégio Estadual Campinas II, em Sumidouro; e o C.E. Padre Franca, em Nova Friburgo.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) é uma iniciativa de um grupo de professores do Instituto Federal Fluminense (IFF), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Colégio Pedro II e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com apoio da Associação Brasileira de Química (ABQ) e Conselho Regional de Química (CRQ). A proposta visa estimular a participação dos estudantes da rede pública estadual.

A cerimônia de premiação foi realizada no último sábado (9), na sede do Colégio Militar do Rio de Janeiro, na Tijuca.

Um Comentário

  1. Por que não colocam o nome da professora? Ela se dedicou junto aos alunos para essa conquista!! Deveria receber os méritos também!!

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).