Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Autoridades policiais vão intensificar fiscalização sobre emplacamentos de fora do município

Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal vão intensificar a fiscalização sobre veículos de moradores de Petrópolis que são registrados em outros estados. A intenção é coibir falsificação ideológica e crimes contra a ordem tributária. Outro objetivo é auxiliar o sistema de monitoramento que será montado no município. As câmeras terão capacidade de identificar placas auxiliando investigações e na busca por criminosos.

Esta atuação foi acertada durante reunião dos delegados da 105ª DP, Cláudio Batista, e 106ª DP, André Lourenço, com o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, e representantes da PM e da PRF em Itaipava. Além de ações de conscientização, foi definido que haverá maior rigor de registro de ocorrências que envolverem veículos emplacados fora de Petrópolis. O Ministério Público e o judiciário também serão envolvidos

“A gente quer evitar que aconteça uma situação que não é rara: identificar um veículo pela placa, mas ao tentar localizar o proprietário, o registro consta em um endereço que não existe. Isso atrapalha muito as investigações feitas pela polícia civil”, disse o delegado da 106ª DP, André Lourenço.

Quem faz o registro do veículo em outro município pode cometer falsidade ideológica. Além disso, pode infringir em crime tributário por deixar de pagar impostos devidos. Isso porque, no estado do Rio, a vistoria veicular ocorrer anualmente. Petrópolis fica perto da cidade mineira de Juiz de Fora, por exemplo. No estado vizinho, as vistorias de veículos são realizadas apenas no primeiro emplacamento e em caso de transferência de propriedade. Quem procura fazer o registro do automóvel para fugir do pagamento da taxa de vistoria está agindo de maneira ilegal. Ambos os crimes têm pena de até cinco ano de prisão.

“Além disso, o cidadão que mora aqui e não paga os impostos, ele deixa de contribuir para melhoria da própria cidade. Ele acaba não ajudando o município a melhorar os serviços que ele utiliza no dia a dia”, destacou o delegado da 105ª DP, Cláudio Batista.

Todos os órgãos que participaram da reunião vão trabalhar de maneira integrada no Centro de Comando e Controle, que vai monitorar 85 pontos da cidade. As imagens das câmeras poderão ser usadas para ajudar no patrulhamento e o serviço da Guarda Civil, da PM e da PRF, bem como para auxiliar em investigações realizadas pela Polícia Civil. CPTrans, Defesa Civil e bombeiros também vão atuar na central.

“É uma central que vai aumentar a segurança de Petrópolis, porque vai contribuir bastante para o trabalho das policiais. A tecnologia que será usada é capaz de reconhecer placas de veículos e, por isso, os petropolitanos devem se regularizar, para que não sejam implicados perante a justiça e não prejudiquem investigações criminais”, afirmou o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).