Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Sirenes no Vale do Cuiabá começam a funcionar e rede pluvial passa por intervenções

Nesta semana, o conjunto de sirenes de alerta de inundações e de quantidade de chuva entrou em funcionamento na Estrada do Gentio e no Buraco do Sapo, no Vale do Cuiabá. As sirenes foram instaladas em 2016, mas com a crise financeira do Estado, elas nunca haviam funcionado na cidade. Através de uma parceria público-privada por meio da empresa que faz a manutenção dos outros 18 conjuntos no município, as duas localidades que foram atingidas pelas chuvas de 2011 já estão monitoradas pela Defesa Civil.

O acionamento das sirenes acontece quando o Rio Santo Antônio chega a 3 metros e pode ser feito de três maneiras: pela internet, diretamente na sede da Defesa Civil, manualmente e também por um rádio que funciona em uma distância de até um quilômetro.

O controle da altura do rio é feito por meio de uma régua linimétrica que indica três estágios de alerta: mínimo, médio e máximo. Além disso, o sistema também já conta com um pluviômetro, igual aos outros 18 conjuntos de sirenes existentes na cidade, que indica a quantidade de chuva na região. Mas não basta as sirenes tocarem: a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai realizar um treinamento dos moradores em conjunto com o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) do Gentio.

“A população é parte fundamental para o sucesso do sistema. Esse é um trabalho em conjunto. Essa é mais uma ação de preparação e prevenção do município, com o objetivo de reduzir o número de ocorrências durante o verão”, disse Paulo Renato, secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias.

O município conseguiu assumir o controle do equipamento através de uma parceria público-privada com a Gridlab, que também é responsável pela manutenção das outras 18 sirenes instaladas no município. Flávio Bordalo, dono da empresa, comemora a atuação em conjunto com o município. “O grande diferencial das duas sirenes do Vale do Cuiabá é a medição da altura do rio, ajudando os moradores em caso de inundação. Mas também já instalamos os pluviômetros para acompanharmos a quantidade de chuvas nesta região. O mais importante nesse momento é garantirmos que o equipamento esteja funcionando e salvando vidas”, explicou.

Dessa maneira, Petrópolis passa a contar com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme: Gentio, Vale do Cuiabá, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. Os testes das sirenes são realizados mensalmente nos dias 10, às 10h, e 20, às 20h.

Rede pluvial do Vale do Cuiabá passa por intervenções

A equipe regional da Secretaria de Obras em Itaipava está concluindo melhorias em duas redes de águas pluviais no Vale do Cuiabá. O serviço é realizado há um mês por uma equipe de três funcionários, que fizeram conserto de uma rede com diâmetro menor e troca de 14 manilhas por tamanho maior. A intenção é melhorar o escoamento até o Rio Cuiabá.

As duas redes ficam na Rua Maria Elvira Cabral. Uma delas possui manilhas de 50 cm, que foram reposicionadas e já estão prontas. Na outra, as peças de 60 cm foram trocadas por outras de 80 cm. Para concluir o serviço, a equipe regional vai utilizar um equipamento para romper algumas pedras que vão servir de proteção para as manilhas.

“Com isso, a passagem de água será melhor. É um trabalho para evitar alagamentos na região, ampliando o escoamento, e que as manilhas rompam e acabam causando um problema maior, criando buraco”, explica o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros.

Ao longo do ano, mais de 220 locais receberam manutenção de rede de águas pluviais. Em geral, este serviço é demandado quando os moradores constatam algum buraco na rua, fruto de uma manilha quebrada e que precisa ser substituída. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Obras trabalha na desobstrução de galerias e bueiros, com mais 230 locais atendidos. Ambos os serviços integram o esforço da prefeitura para mitigar os efeitos de chuvas, o Plano Verão.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).