Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Fique alerta aos cuidados com os animais no Réveillon

Ao mesmo tempo que a queima de fogos na virada de ano é motivo de celebração e alegria para as pessoas, para animais domésticos e silvestres acaba sendo um momento de muito estresse. Para minimizar riscos de fuga e evitar que os bichinhos se machuquem, torna-se necessário que os donos de animais tomem atitudes para criar um ambiente seguro.

A primeira dica é que os donos coloquem placas identificando os pets, que podem fugir por conta do barulho, e que verifiquem se os ambientes da casa estão bem fechados e não deixe objetos que possam ser derrubados. “Também é indicado os bichos ficarem em locais cobertos porque os barulhos ficam mais abafados dessa forma. Deixá-los presos em quintais ou varandas pode agravar a situação de medo”, afirmou Vitor Natan, veterinário da Coordenadoria de Bem-estar Animal.

O ideal é que o dono esteja junto do animal na virada, mas caso não seja possível, recomenda-se deixar a televisão ligada, uma roupa que tenha o cheiro do dono e até mesmo deixar as luzes ligadas. “Essas ações são um jeito de deixar os cachorros e gatos mais confortáveis. Simular a presença de alguém pode fazer com que a ansiedade e o sentimento de insegurança dos animais diminua”, garante o veterinário.

Também pode-se optar por colocar uma música ambiente em uma intensidade que possa competir com o som externo. Existe ainda uma técnica de enfaixar o cachorro – uma faixa levemente elástica deve passar pelo peito do cão e cruzar e amarrar nas costas – que funciona como um abraço, e pode trazer tranquilidade nos ambientes hostis.

Caso o animal apresente comportamento estranho após a queima de fogos, é fundamental procurar um veterinário. “Uma coisa que para nós dura segundos, para eles pode gerar efeitos graves. Caso note algum comportamento diferente do comum, procure logo por um veterinário e garanta que a saúde do seu animal esteja em dia”, completa Vitor.

Além do barulho, que é o problema mais grave, a luz e o brilho dos fogos impactam animais noturnos, como os morcegos, podendo desorientá-los e fazê-los cair dentro das casas das pessoas. Para o olfato dos animais, as bombas e fogos também são prejudiciais, pois liberam pólvora e outras substâncias químicas e metais.

Foto: ilustrativa

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).